1. Sobre a escola antropológica evolucionista, marque a opção correta:
a) De modo geral, argumentavam em favor do evolucionismo nas sociedades humanas, onde evoluiriam das “primitivas” para as “civilizadas”.
b) De modo geral, argumentavam em favor da diversidade cultural nas sociedades humanas, onde evoluiriam das “primitivas” para as “civilizadas”.
c) Levi-Strauss foi o principal representante dessa corrente evolucionista.
d) O maior escritor dessa escola foi, sem dúvidas, Émile Durkheim, o qual criou um marco metodológico com “Regras do método sociológico”, publicada em 1895.
2. O Estruturalismo floresceu nos anos de 1940, ao buscar as regras estruturantes das culturas presentes na mente humana. Teve como grande representante:
a) Frantz Boas.
b) Edgar Morin.
c) Claude Lévi-Strauss.
d) Edward Tylor.
Marque a alternativa incorreta sobre as escolas antropológicas:
a) O principal representante do funcionalismo foi Bronislaw Malinowski e sua obra “Argonautas do Pacífico Ocidental”, publicada em 1922.
b) A antropologia, ciência encarregada de estudar o homem, possui diversas escolas. São elas: estruturalismo, relativismo, funcionalismo e evolucionismo.
c) O Culturalismo Norte-americano surge na década de 1930 e estabeleceu o método comparativo e a formação de padrões culturais, a partir dos quais é possível apreender as leis no desenvolvimento das culturas.
d) O principal representante do funcionalismo foi Franz Boas com destaque para as obras: “Os objetivos da etnologia” (1888) e “Raça, Língua e Cultura” (1940).
4. A linguagem, os signos e os aspectos subjetivos e imaginários, foram considerados elementos fundamentais de qual escola antropológica?
a) funcionalista.
b) culturalista.
c) estruturalista.
d) evolucionista.
5. “A sociedade colonial brasileira "herdou concepções clássicas e medievais de organização e hierarquia, mas acrescentou-lhe sistemas de graduação que se originaram da diferenciação das ocupações, raça, cor e condição social. (...) As distinções essenciais entre fidalgos e plebeus tenderam a nivelar-se, pois o mar de indígenas que cercava os colonizadores portugueses tornava todo europeu, de fato, um gentil-homem em potencial. A disponibilidade de índios como escravos ou trabalhadores possibilitava aos imigrantes concretizar seus sonhos de nobreza. (...) Com índios, podia desfrutar de uma vida verdadeiramente nobre. O gentio transformou-se em um substituto do campesinato, um novo estado, que permitiu uma reorganização de categorias tradicionais. Contudo, o fato de serem aborígenes e, mais tarde, os africanos, diferentes étnica, religiosa e fenotipicamente dos europeus, criou oportunidades para novas distinções e hierarquias baseadas na cultura e na cor." (Stuart B. Schwartz, SEGREDOS INTERNOS). A partir do texto, pode-se concluir que:
a) os índios do Brasil, por serem em pequena quantidade e terem sido facilmente dominados, não tiveram nenhum tipo de influência sobre a constituição da sociedade colonial.
b) a presença de índios e negros na sociedade brasileira levou ao surgimento de instituições como a escravidão, completamente desconhecida da sociedade europeia nos séculos XV e XVI.
c) a diferenciação de raças, culturas e condição social entre brancos e índios, brancos e negros, tendeu a diluir a distinção clássica e medieval entre fidalgos e plebeus europeus na sociedade colonial.
d) a existência de uma realidade diferente no Brasil, como a escravidão em larga escala de negros, não alterou em nenhum aspecto as concepções medievais dos portugueses durante os séculos XVI e XVII.
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O amiga, faz a pergunta de parte em parte não joga tudo assim não por que é difícil de responder
juvialoxardubbr:
como que eu apago as perguntas???
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