1. Sobre a ditadura militar na Argentina, podemos afirmar que: *
1 ponto
Diferente do que ocorreu em muitos países da América do Sul, a ditadura Argentina foi mais branda que a encontrada nos outros países.
A ditadura Argentina não se sustentou, pois logo no início houve um confronto com a Inglaterra na disputa pelas Ilhas Malvinas, a chamada Guerra das Malvinas. A Inglaterra se opôs ao governo Argentino, contribuindo para a derrubada da ditadura naquele país
O regime militar argentino perseguiu, torturou e desapareceu com milhares de opositores políticos. Muitas mortes ocorriam de maneira chocante, como os chamados “voos da morte”, quando os prisioneiros eram jogados no Rio da Prata por aviões da aeronáutica.
A ditadura na Argentina foi uma das mais repressoras da América Latina, porém destoante do restante do continente, pois era apoiada pela União Soviética.
2. Um dos grupos de maior representação na luta contra a ditadura na América é conhecido como “Mães e Avós da Praça de Maio”, sobre esse movimento é possível dizer que: *
1 ponto
Ocorreu em praticamente toda a América. Iniciado na Argentina o movimento foi ganhando adeptos em todo o continente, mobilizando a população na luta armada contra os regimes ditatoriais.
Algumas senhoras, mães e avós de desaparecidos políticos, reuniram-se na Praça de Maio, em frente à Casa Rosada, sede do poder Argentino. A polícia dispersou o movimento. Na semana seguinte elas voltaram a se reunir no local e passaram a caminhar em torno do monumento e a protestar contra o regime e denunciando o desaparecimento de seus familiares.
Esse movimento, iniciado no Chile, após o desaparecimento de pessoas ligadas ao regime de Salvador Allende, com o suicídio do presidente, várias pessoas foram perseguidas e mortas pelo regime, o que fez com que suas mães e avós lutem, até os dias de hoje, para ter acesso a informações do paradeiro de seus filhos e netos.
É um movimento pouco representativo no contexto da luta pelo fim da ditadura e pela redemocratização do país. As mães argentinas, submissas à uma sociedade patriarcal, não tinham consentimento para protestar livremente
Soluções para a tarefa
Resposta:1-
O regime militar argentino perseguiu, torturou e desapareceu com milhares de opositores políticos. Muitas mortes ocorriam de maneira chocante, como os chamados “voos da morte”, quando os prisioneiros eram jogados no Rio da Prata por aviões da aeronáutica.
2-Algumas senhoras, mães e avós de desaparecidos políticos, reuniram-se na Praça de Maio, em frente à Casa Rosada, sede do poder Argentino. A polícia dispersou o movimento. Na semana seguinte elas voltaram a se reunir no local e passaram a caminhar em torno do monumento e a protestar contra o regime e denunciando o desaparecimento de seus familiares.
1.
Alternativa C.
Como comumente acontece em regimes militares, nesta época havia grande perseguição, tortura e desaparecimento de milhares de opositores políticos. Isto se deve as características autoritárias deste tipo de governo, onde não há incentivo a democracia ou liberdade de expressão. .
2.
Alternativa B.
Este é um dos muitos movimentos que lutam pela reparação dos danos causados ao longo da opressora ditadura da América Latina