1. Sobre a culinária dos povos da América espanhola:
a) pesquise as características da gastronomia dos seguintes países, identificando as influências e os elementos da cultura indígena.
•México:
•Peru:
•Bolívia:
a)Existe elementos comuns entre a culinária desses países?
b)Caso existam, o que explicaria essas semelhanças?
Soluções para a tarefa
Resposta:
mexicana:
A culinária tradicional mexicana também deriva da mistura entre as antigas tradições indígenas e a cozinha espanhola. Com pratos típicos muito saborosos, como a Tortilla, o Burrito, Nacho, Guacamole, Mixiote, Chilli com carne e outros, a culinária mexicana foi considerada patrimônio mundial pela Unesco em 2006. As principais bebidas do México são a Cerveza Mezcal, Piña Colada, Ron e a Tequila.
boliviana:
culinária boliviana deriva da combinação da culinária espanhola com ingredientes indígenas e tradições aimarás, entre outras, com influências posteriores de alemães, italianos, franceses e árabes em função da chegada de imigrantes desses países. Os produtos tradicionais da culinária boliviana são milho, batata, quinoa e feijão. Esses ingredientes foram combinados com uma série de alimentos básicos trazidos pelos espanhóis, como arroz, trigo e carne, incluindo boi, porco e frango.
peruana:
A grande variedade da culinária peruana se sustenta em três fontes: a particularidade da geografia do Peru, a mistura de culturas e a adoção de culturas milenares à cozinha moderna.
Explicação:
uma curiosidade:
As diferenças culturais são consideráveis e a divisão do subcontinente na época colonial fez com que existissem duas línguas dominantes, o espanhol e o português. A cultura indígena de origem pré-colombiana teve forte influência no Peru, Bolívia e algumas regiões da Amazônia.