1. Sobre a conquista e domínio do território brasileiro, assinale a alternativa incorreta:
A - O período das feitorias: entre 1500 e 1530, a Coroa Portuguesa não demonstrou muito interesse pelo território brasileiro. A presença se reduziu a implantação de feitorias, que obtinham pau-brasil através de escambo com grupos indígenas.
B - O período das Capitanias Hereditárias: a partir de 1534, a Coroa Portuguesa organiza a ocupação do território com a instituição das capitanias hereditárias. Essas faixas de territórios eram entregues a particulares, os capitães donatários, que tinham direitos e deveres sobre essas terras.
C - As capitanias hereditárias foram muito bem sucedidas, principalmente na conversão dos indígenas e na exploração do ouro. O sucesso foi tão grande, que a Coroa Portuguesa resolveu ampliar seu controle, instituindo o regime de Governadores Gerais.
D - O período dos Governadores Gerais: para auxiliar as capitanias, a Coroa Portuguesa instituiu o regime dos governadores gerais, que incluía a presença de um representante do rei nessas terras, com recursos militares para combater indígenas e expulsar navios estrangeiros. Também trouxeram os jesuítas, para trabalharem na conversão e pacificação dos indígenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
c
Explicação:
Devido a inexperiência donatário, falta de investimentos e distância entre as capitanias hereditária e a metrópole a maioria delas não prosperaram, assim foi criado o Governo Geral para tentar recentralizar o governo e acabar com a distância
Perguntas interessantes