1)Sobre a Conjuração Baiana:
a) A origem social e os nomes de seus principais líderes.
b) O que defendiam os rebeldes?
c) Que fim teve a revolta?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) A origem social da Conjuração Baiana era originária da população (pobres e uma pequena classe média), ela era separatista, queria proclamar a república, libertar o povo e acabar com a escravidão.
Principais líderes: O líder ligado a elite foi o médico, político e filósofo baiano Cipriano Barata; Da classe militar Luís Gonzaga das Virgens e Lucas Dantas, que atuaram ativamente na divulgação da revolta; E os alfaiates Manuel Faustino dos Santos Lira e João de Deus do Nascimento.
2) Os rebeldes defendiam a emancipação política do Brasil, isto é, o fim do Pacto Colonial com Portugal. Com isso teriam liberdade de comércio, a saber, nos mercados internos e externos.
3) A Conjuração Baiana teve fim com a prisão e punição dos envolvidos, consequentemente alguns receberam a pena de morte de seus líderes e outros tiveram uma forma de prisão e exílio para a época.
Explicação:
1) A origem social do islamismo baiano é a população (poucos são os pobres e a classe média) e é separatista, quer proclamar a república, libertar o povo e acabar com a escravidão.
Principais líderes: Os líderes de elite são o médico baiano, político e filósofo Cipriano Barata; a classe militar Luís Gonzaga das Virgens (Luís Gonzaga das Virgens) e Lu Lucas Dantas participou ativamente da rebelião. Alfaiates Manuel Faustino dos Santos Lira e João de Deus do Nascimento.
2) Os insurgentes defenderam a libertação política do Brasil, que foi o fim do tratado colonial com Portugal. Dessa forma, eles terão liberdade de comércio nos mercados interno e externo.
3) O Código da Bahia encerrou com a prisão e punição dos envolvidos, sendo que alguns deles receberam sentenças de morte de seus dirigentes, enquanto outros foram condenados à prisão e exílio.
espero ter ajudado!!!!