1) Sobre a concepção de trabalho elaborada por Marx, marque a alternativa INCORRETA: *
1 ponto
a) Para Marx o trabalho é a transformação da natureza pelos homens. O capitalismo complexificou a divisão social do trabalho, isto é, a economia mercantil transformou as relações sociais.
b) São os homens que constroem sua história e suas relações sociais, através da produção material de sua existência.
c) Em todas as sociedades, é através do trabalho que os homens se relacionam com os outros e, assim, juntos constroem a sociedade.
d) As relações entre os indivíduos no âmbito do trabalho não são chamadas de relações sociais de produção.
2) Cada sociedade organiza seu modo de produção, ou seja, o modo que garante sua própria sobrevivência e a sua continuidade/reprodução. Ele é formado por três níveis na concepção de Marx. Assinale a alternativa INCORRETA a esse respeito: *
1 ponto
a) No Nível econômico, seria basicamente a produção de bens materiais.
b) O Nível jurídico-político, está organizado a partir de leis e normas e instituições que garantem seu cumprimento.
c) O nível ideológico está estruturado a partir das tradições costumes e ideias entendidos como “naturais”. É como cada sociedade se vê e interpreta o mundo.
d) Para Marx, o nível ideológico opera a partir do conceito de ideologia, que está estruturado por uma falsa consciência disseminada pelo proletariado em defesa de seus interesses de classe.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)letra D e 2)letra D
explicação:
na imagem
1 - É incorreto aquilo afirmado em D, de modo que é correta a alternativa D.
Para Marx o trabalho é algo profundamente social, e todas as relações estabelecidas no trabalho, seja entre colegas, seja entre chefes e empregados, são relações sociais. Para Marx estas relações estavam organizadas na sociedade capitalista de produção de modo a alienar o trabalhador do produto do seu trabalho, não sendo benéficas para a maioria da população.
2 - É incorreto aquilo afirmado em D, de modo que é correta a alternativa D.
Dentro da teoria marxista a ideologia é produzida pelas classes dominantes e, difundida pelos meios de comunicação em massa e pelas relações sociais tradicionais, atua no sentido de impedir a organização política do proletariado.
Ela não é, para Marx, produzidas pelos dominados (trabalhadores), e sim pela burguesia, e não atua (na sociedade capitalista) para defender os interesses da classe trabalhadora, mas sim para prejudicá-los.