1. Sobre a colonização francesa o fim da escravidão em São Domingos, leia o texto abaixo e, a seguir, responda ao que se pede: "As terras onde hoje é o Haiti faziam parte da ilha de Hispaniola, onde Colombo aportou em 1492. Na segunda metade do século XVII, a parte ocidental da ilha, rebatizada então de São Domingos, foi ocupada pelos franceses. Já a parte oriental continuou com os espanhóis. Na parte ocupada por eles, os franceses montaram grandes fazendas (plantations) cultivadas por africanos escravizados e que produziam gêneros tropicais, como fumo, algodão, açúcar e rum (bebida alcoólica extraída da cana). A exportação dessas mercadorias tornou essa colônia a mais rica das colônias francesas. Em 1789, São Domingos era responsável por dois terços do comércio exterior francês, incluindo-se aí o lucrativo tráfico de africanos pelo Atlântico. Naquela época, os colonos brancos constituíam 7% da população, enquanto que os negros compunham 87% do total. A elite da ilha vivia luxuosamente, enquanto os trabalhadores escravizados eram vítimas de maus-tratos, doenças e/ou fome, sendo alto o índice de mortalidade entre eles. Reagindo a essa situação opressiva, os escravizados promoviam fugas e a formação de quilombos. Em 1791, os trabalhadores dos canaviais do norte de São Domingos promoveram um levante escravo de grandes proporções. Os rebeldes exigiam melhores condições de trabalho e mais tempo para cultivar a própria roça. Liderado por Toussaint L´Ouverture, o levante ganhou força no mesmo período em que os jacobinos assumiram o poder na França e aboliram a escravidão nas colônias francesas (1794). Com isso, os escravizados de São Domingos passaram à condição de libertos. Com o apoio deles, L´ouverture ascendeu ao poder na parte ocidental da ilha e, a seguir, conquistou a parte oriental (pertencente à Espanha), onde também aboliu a escravidão." De acordo com o texto, assinale a única alternativa CORRETA: *
6 pontos
Em São Domingos, os franceses montaram grandes fazendas (plantations) cultivadas por mão de obra livre assalariada.
Todo o território da ilha de São Domingos pertencia aos franceses.
Apenas 7% da população de São Domingos era composta por negros.
Toussaint L´Ouverture liderou o levante de escravos na colônia francesa de São Domingos, que foi favorecido pela abolição concedida pelo governo jacobino da França.
A colônia francesa de São Domingos produzia gêneros tropicais cuja produção não tinha peso no comércio exterior da França.
ME AJUDEM PFVR
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ilha de São Domingos, Hispaniola ou Espanhola (Santo Domingo ou La Española, em ... Politicamente, divide-se entre dois países: a República Dominicana, a leste, e o ... Em 1501, a colônia espanhola começou a importar escravos africanos, ... Em 1665, a colonização francesa da ilha foi oficialmente reconhecida
Explicação:
É correta a alternativa D. Em São Domingos (hoje Haiti) houve um levante de escravizados que conseguiu não só tomar o controle da colônia como expulsar (ou assassinar) os colonizadores brancos e fundar um novo governo, de orientação republicana, que dentre as suas primeiras decisões aboliu completamente a escravidão.
Embora, de fato, os Jacobinos tenham favorecido o movimento revolucionário no Haiti, tendo defendido o fim da prática em todas as colônias, não devemos esquecer que os Jacobinos foram expulsos do poder logo depois disto e os revolucionários no Haiti continuaram a ser atacados pelo governo francês, até mesmo por Napoleão, por anos depois disto.
Mais sobre o tema em;
https://brainly.com.br/tarefa/3277822