Português, perguntado por gabrielolmedo20, 9 meses atrás

1. Sob o tema "A dificuldade de ter que decidir a vida e carreira profissional na adolescência", em 15 linhas máximas, reúna os seus conhecimentos sobre o tema.
2. Você tem no mínimo 15 linhas e no máximo 30 para escrever uma carta ao presidente do República, expondo a problema da questão 1 e para buscar convencê-lo de que as escolhas precisam ajudar melhor os jovens em sua escolha profissional. Logo, inicie a carta colocando a data no canto direito ao alto, faça um vocativo formal ao presidente, redija a carta e se despeça.

Soluções para a tarefa

Respondido por leticiaazevedof
5

Resposta:

Escolher uma profissão é algo extremamente complicado. Imagina então pedir para um adolescente de 17/18 anos escolher o que quer fazer "para o resto da vida". Atualmente, os jovens têm grande dificuldade em fazer essa escolha, principalmente porque o número de profissões aumenta cada vez mais e o mercado de trabalho torna-se cada vez mais exigente e competitivo.

Diante da angústia em ter que decidir o que vai ser “para o resto da vida”, alguns adolescentes realizam as escolhas baseadas em estereótipos ou representações distorcidas da profissão.

As influências da família, da mídia e do sistema de valores social, cultural e econômico se fazem presentes e algumas delas são relevantes na decisão do adolescente.

Muitas escolhas, por exemplo, são pautadas apenas pelo retorno financeiro, deixando de lado as gratificações emocionais. Outros, diante de tantas dúvidas, optam por seguir a carreira de um dos pais ou atender as expectativas deles, fruto de sonhos não realizados. O jovem, diante de tantos conflitos, tem medo de errar ou de decepcionar os pais e por isso acaba atendendo as sugestões familiares sem uma avaliação realística da mesma.

É importante, portanto, que haja um auxílio por parte da família para esses jovens, para que sejam esclarecidas as dúvidas a respeito do mundo e do trabalho. Levando em conta o momento em que o adolescente se encontra, sua personalidade, habilidades e valores.

Perguntas interessantes