1) Sintetize e compare os conceitos antigo e moderno de política
2) Poder é a posse dos meios que levam á produção de efeitos desejados . Explique essa afirmação
3) Comente a afirmação de Norberto Bobbio de que o poder político é o poder supremo em sociedade de desiguais.
4) De acordo com o texto, explique a diferença entre as três formas básicas de poder
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 ) Sintetize e compare os conceitos antigo e moderno de política.
O conceito antigo de política era uma continuação da ética só que se aplicava a vida publica, já o conceito moderno está inteiramente ligado ao de poder, assim tanto do moderno quanto do contemporâneo a política significava força.
2) Poder é a posse dos meios que levam à produção de efeitos desejados. Explique essa afirmação.
Como o filósofo Bertrand Russell definiu dizia " a capacidade de fazer que os demais realizem aquilo que queremos", ou seja quem tem poder tem a capacidade de fazer com quem as outras pessoas realizem o que mandamos,pois os que tem poder ou os mais fortes comandam os mas fracos, os que estão abaixo do poder.
3) Comente a afirmação de Noberto Bobbio de que o poder político é o poder supremo numa sociedade de desiguais.
Ele quis dizer que em uma sociedade quem tem o poder e quem manda pois por exemplo quem tem dinheiro manda e quem não tem quem esta em um nível mas alto manda dos mais baixos,principalmente em uma sociedade desigual pois em uma sociedade que tenha ricos e pobres quem sempre ira ter o poder das suas mãos sera o rico pois sempre terá mas recurso, ou melhor dizendo quem tem poder em uma sociedade pode tudo.
4- Analise e comente o conceito de Max Weber para o Estado.
Na visão dele o Estado era uma instituição política que é dirigida por governadores soberanos, que reivindica o monopólio do uso legitimo da força físico em um determinado território, fazendo com que a sociedade existente nesse local seja subordinada ao Estado.
1) Os conceitos de politica para os mundo antigo estava relacionada à vida em comunidade, dos cidadãos da pólis. Aristóteles afirmava que o homem era um ser gregário e precisava da vida em comum, em sociedade, para ser ético, isto é, exercer e praticar as virtudes. Já no mundo moderno, a política se pratica como exercício de poder, onde nem sempre os interesses coletivos são colocados em primeiro plano e o agir ético não é o norteador das ações.
2) O poder impõe a vontade de um sobre o outro. Por isso, o poder é a posse dos meios, sejam econômicos ou políticos ou ideológicos, de obrigar a outrem, a fazer o que é desejado.
3) Para Bobbio, o poder é facilmente exercido por aqueles que têm mais dinheiro, sobre os que possuem menos, isto é, entre classes sociais desiguais e economicamente definidas. Mas Bobbio também ressalta a ideologia, como instrumento, que mantém as "classes inferiores", em completa adesão ao sistema.
4) As três formas básicas de poder são:
- econômico: é o poder de quem tem mais dinheiro e posse de bens materiais.
- ideológico: é o poder da ideia e da persuasão, que faz com muitos indivíduos aceitem o poder dos outros sobre si pacificamente
- político: é o poder instituído e legalizado, na figura do Estado, que detém o direito ao uso da força física.
O que é poder?
Desde a formação das comunidades, homens exerceram poder sobre outros. Seja para dominar, ou manter a ordem e garantir a sobrevivência, o poder se instaurou na história humana e acabou por dar sentido aos indivíduos na vida coletiva.
Entretanto sabemos que o poder vai além das tradicionais formas: ideológica, econômica e política. Muitas ideias são impostas como formas coercitivas inocentes, que determinam comportamentos e formam opiniões, como as religiões.
Aprenda mais sobre O que é poder? em: brainly.com.br/tarefa/11729406
#SPJ2