1. Silvana está na audiência de instrução para seu interrogatório. O juiz inicia o ato processual formulando as perguntas pertinentes à primeira parte do interrogatório sendo que Silvana se nega a responder quaiquer perguntas alegando o seu direito constitucional de permanecer em silêncio, conforme orientação de seu advogado. Sobre esse fato é correto afirmar: * (0.5 Pontos)
( ) O silêncio de Silvana não importará confissão, mas poderá constituir elemento para a formação do convencimento do juiz.
( ) Por ter Silvana calado a verdade deverá responder por crime de falso testemunho
( ) Silvana está correta quanto ao direito de silêncio e o magistrado não poderá presumir que quem cala consente
( ) O juiz deverá alertar Silvana que poderá responder por crime de desobediência se não responder as perguntas que lhe forem formuladas no interrogatório.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Sequência correta: "F,F,V,F"
Explicação:
De acordo com o artigo 186, parágrafo único, do Código de Processo Penal, o silêncio do acusado não importará em confissão e não poderá ser interpretado em prejuízo da defesa.
É importante destacar que o artigo 198 do Código de Processo Penal diz que o silêncio do acusado não importará confissão, mas poderá constituir elemento para a formação do convencimento do juiz. Observando apenas a literalidade do artigo a primeira alternativa da questão estaria correta, porém há conflito entre normas e deve prevalecer, nesse caso, a mais recente que é a redação do artigo 186 do Código de Processo Penal, dada pela Lei nº 10.792/2003.
Perguntas interessantes
Química,
3 meses atrás
História,
3 meses atrás
Português,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás