Administração, perguntado por jeancadetlemaitre, 7 meses atrás

1)Será que ter informação é o mesmo que ter conhecimento? O que diferencia um dado de informação e de conhecimento? Existe relação entre esses três conceitos? 2)Será que dados podem gerar informações, tais como: quais são as necessidades mais urgentes para "socorrer" as pessoas envolvidas numa determinada situação? Reflita a respeito das necessidades fisiológicas, sociais, de segurança, de resgate da autoestima, por exemplo. Essas são informações que podem gerar novos conhecimentos em busca da solução dos problemas? 3)Observe quando há um conflito no seu ambiente que esteja relacionado, por exemplo, a um processo de trabalho. O conflito acontece quando duas pessoas estão em desacordo quanto às etapas do processo; uma defende (tese) uma sequência de etapas e a outra não concorda (antítese), isto é, defende uma sequência diferente; se houver diálogo entre as partes, poderão chegar à síntese, que é a união entre tese e antítese, surgindo um novo processo de trabalho, sendo criado um novo conhecimento. Certamente você já vivenciou alguma experiência desse tipo...se não foi no ambiente de trabalho, pode ter sido em sua vida pessoal. Compartilhe com a gente!

Soluções para a tarefa

Respondido por polianafferreira
3

01. Não, um indivíduo pode ter acesso a uma informação e não saber fazer bom uso da mesma, ou seja, falta conhecimento.

A gestão do conhecimento trabalha com quatro conceitos, sendo que um é a uma evolução de um para outro:

• Dado: trata-se da informação pura, para ter significado depende do contexto ou situação em que é utilizado. Necessita de interpretação.

• Informação: trata-se de um conjunto de dados processados, elas podem fornecer aos gestores parâmetros mais adequados que ajudarão na tomada de decisões. Permitem uma caracterização mais precisa do mercado e possibilitam ainda a definição de estratégias.

• Conhecimento: refere-se à capacidade de saber fazer bom uso das informações, para assim ser capaz de tomar medidas que melhorem o desempenho da organização.

• Gestão do conhecimento: se a empresa possui o conhecimento não pode perdê-lo, precisa “guardá-lo”. Deve mantê-lo de forma que várias pessoas e setores possam utilizá-lo quando for preciso.

As questões 02 e 03 são pessoais.

Espero ter contribuído!

Respondido por natachacehab
2

Resposta:

Não.

Explicação:

1) Será que ter informação é o mesmo que ter conhecimento? O que diferencia um dado de informação e de conhecimento?

Não, porque informação é descrito como os dados estruturados, organizados e processados, apresentados dentro do contexto, o que o torna relevante e útil para a pessoa que o deseja. Dados significa fatos e números brutos relativos a pessoas, lugares ou qualquer outra coisa, que é expressa na forma de números, letras ou símbolos, já conhecimento significa a familiaridade e consciência de uma pessoa, lugar, eventos, ideias, questões, maneiras de fazer as coisas ou qualquer outra coisa, que é reunida através da aprendizagem, percepção ou descoberta. É o estado de conhecer algo com conhecimento através da compreensão de conceitos, estudo e experiência.

Existe relação entre esses três conceitos?

Sim, porque o CONHECIMENTO acontece, quando a INFORMAÇÃO é aplicada, a soma da informação, do conhecimento e das experiências aplicadas na prática (boas e ruins), é quando você adquire o verdadeiro KNOW-HOW.

2)Será que dados podem gerar informações, tais como: quais são as necessidades mais urgentes para "socorrer" as pessoas envolvidas numa determinada situação? Reflita a respeito das necessidades fisiológicas, sociais, de segurança, de resgate da autoestima, por exemplo. Essas são informações que podem gerar novos conhecimentos em busca da solução dos problemas?

Sim, pois os dados são observações documentadas ou resultados da medição. A disponibilidade dos dados oferece oportunidades para a obtenção de informações. Os dados podem ser obtidos pela percepção através dos sentidos. Para exemplificar, considere um processo que utilize a base de dados cadastrais dos clientes de um Banco. A unidade observacional é o cliente. Para cada cliente, temos diversas características como Nome, Sexo, Estado Civil, Renda, etc. Essas são informações que podem gerar novos conhecimentos em busca da solução dos problemas, pois os objetivos da Gestão do Conhecimento variam desde dar “vida” ao dados (deixando-os usuais e úteis – principalmente para as organizações), até a geração de novos conhecimentos, possibilitando melhores práticas, vantagens competitivas e estabelecimento de lógica organizacional, o mapeamento de informações é essencial na Gestão do Conhecimento, pois sugere a busca de informações em diversos meios e lugares, e facilita o enquadramento da estratégia, permitindo aumento da produção intelectual.

3)Observe quando há um conflito no seu ambiente que esteja relacionado, por exemplo, a um processo de trabalho. O conflito acontece quando duas pessoas estão em desacordo quanto às etapas do processo; uma defende (tese) uma sequência de etapas e a outra não concorda (antítese), isto é, defende uma sequência diferente; se houver diálogo entre as partes, poderão chegar à síntese, que é a união entre tese e antítese, surgindo um novo processo de trabalho, sendo criado um novo conhecimento. Certamente você já vivenciou alguma experiência desse tipo...se não foi no ambiente de trabalho, pode ter sido em sua vida pessoal.

Um dos processos de trabalho ao qual se teve conflito, a tese era que quem chegasse primeiro sentava na mesa que ficava a  liberação de documentos mais fáceis (tese), e quem não concorda (antítese), sugeria que fosse feito um rodízio e cada semana uma pessoa ficasse responsável por um tipo de documentação, houve um diálogo entre as partes, e chegaram à síntese, que é a união entre tese e antítese, onde foi acordado que quem chegasse primeiro escolheria o local de trabalho porém a documentação seria trocada a cada semana, ficando igual para todos, surgindo um novo processo de trabalho, sendo criado um novo conhecimento.

Resposta pessoal

Perguntas interessantes