1.Semelhanças e diferenças do estilo barroco empregado nas construções em diferentes regiões brasileiras com o mesmo estilo empregado em distantes regiões da Europa.
2.Tradição, documento, Arte e História, são importantes para a consolidação do Patrimônio nacional.
Soluções para a tarefa
No barroco europeu o emocional sobrepõe o racional; a exploração de efeitos visuais através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas; entrelaçamento entre a arquitetura e escultura são nítidos. Os artistas barroco europeus valorizam as cores, as sombras e pintura com efeitos ilusionistas, dando às vezes a impressão de ver o céu. Observamos tons mais escuros e suaves em comparação com barroco brasileiro que possui tons mais fortes e expressivos com o uso de cores vivas evidenciado principalmente nas pinturas do mestre Ataíde. A arquitetura barroca é caracterizada pela complexidade na construção do espaço e pela busca de efeitos impactantes e teatrais, uma preferência por plantas axiais ou centralizadas, pelo uso de contrastes entre cheios e vazios, entre formas convexas e côncavas, pela exploração de efeitos de luz e sombra, e pela integração entre a arquitetura e a pintura, a escultura e as artes. O exemplo precursor da arquitetura barroca geralmente é apontado na Igreja de Jesus em Roma, de Giacomo Vignola e fachada e cúpula de Giacomo della Porta. O interior era originalmente despojado, e seu aspecto atual é resultado de decorações no final do século XVII, destacando-se um grande painel pintado no teto com o recurso da arquitetura ilusionística. Na arquitetura barroca foi importante a observação de proporções geométricas definidas. Além disso, outras artes foram recrutadas pelos arquitetos para tornar a edificação barroca um espetáculo completo, carregado de alegorias e simbolismo, como a pintura, a escultura, as artes decorativas, todas reunidas para ilustrar a ideologia dominante. Apesar de o barroco brasileiro ser influenciado pelo barroco europeu, no caso mais precisamente de Portugal, com o tempo o barroco brasileiro foi assumindo características próprias. A suavidade do estilo rococó mineiro que se encontra a expressão mais original do barroco brasileiro por conta da extrema religiosidade popular, se expressa em um espírito contido e elegante, gerando templos harmônicos e dinâmicos de arquitetura em planos circulares, com linda decoração em pedra-sabão. As construções monumentais são substituídas por templos intimistas de dimensões singelas e ornamentação requintada, mais apropriada à espiritualidade e as condições sociais do povo.
Um dos exemplos mais expressivos pode ser visto na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis da Penitência (1767).O barroco esta mais concentrado no nordeste e no sudeste do país, mas sua primeira manifestação de traços barrocos, misturado ao estilo gótico e românico pode ser encontrada na arte missionária dos Sete Povos das Missões na região da Bacia da Prata no Rio Grande do Sul. No século XVII, manifestações do barroco são vistas no resto do país, presentes em fachadas e frontões. Os motivos folheares, a multidão de anjinhos e pássaros, a figura dinâmica da Virgem no retábulo-mor, projetam um ambiente barroco no interior de uma arquitetura clássica. Na Bahia no fim do século XVII os traços barrocos podem ser identificados na capela-mor, com seus cachos de uva, pássaros, flores tropicais e anjos-meninos. Por meados de 1730 e 1760 surge um novo ciclo de desenvolvimento do barroco, com predomínio do estilo português chamado de Joanino, cuja origem é fundada no barroco romano. A construção de naves poligonais e plantas em elipses entrelaçadas são de origem desse período.