1)
"Seja por meio dos discursos missionários, das anotações de viajantes e exploradores europeus ou por intermédio das teorias evolucionistas ou de análises etnológicas sob o viés do colonialismo, o saber sobre o continente africano foi construído em bases etnocêntricas e racistas, que visavam afirmar uma suposta superioridade do mundo ocidental".
(ALFAGALI, Crislayne. África: antiguidade, fontes e metodologias. In.: História da África. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., p. 10).
Avalie as afirmações que se seguem:
I. A esse conjunto de discursos preconceituosos Valentim Mudimbe, importante intelectual congolês, chamou "biblioteca colonial".
II. Infelizmente, em grande parte, é a essa "biblioteca" que os meios de comunicação e o senso comum recorrem, quase sempre de forma acrítica para se remeter à África.
III. E, como são pressupostos naturais e não construções históricas, é muito difícil eliminar este tipo de preconceito de nossa sociedade.
É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Av - Subst. 1 - História da África
1 -b 2-b 3- c 4-a 5 -d
Respondido por
0
I é verdadeira, sendo esta "biblioteca colonial" parte inclusive de autores célebres, como Hegel.
II é verdadeira, o que acaba perpetuando uma imagem distorcida da África, que não colabora para o seu desenvolvimento.
III é falsa. Os preconceitos são socialmente construídos e historicamente determinados, não sendo acontecimentos "naturais" das sociedades humanas.
Perguntas interessantes