1)Segundo uma reportagem do site de notícias G1, crianças, com idade entre um e dez anos, fizeram uma releitura das obras de arte de mestres da pintura, escultura e do desenho. A partir de um projeto de uma escola de Curitiba, os estudantes conheceram durante um mês a biografia de artistas e aprenderam o contexto histórico em que eles estavam inseridos. Entende-se assim que a releitura é uma prática muito utilizada nas aulas de artes.Sobre esta atividade, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.I. Quando falamos em releitura, nos referimos a ação de copiar determinada obra de arte, dentro das capacidades técnicas de cada um. Releitura é fazer novamente, é copiar a composição artística com a ideia de reproduzi-la como a obra original.PORQUEII. O produto final da releitura pode levar ou não ao reconhecimento da obra escolhida. Reler é interpretar a obra, é colocar sua visão do mundo, suas críticas, sua linguagem e suas experiências sobre a obra escolhida. É como uma música que pode ser cantada por vários intérpretes. Ela foi elaborada por um compositor, mas ganha diferentes versões a cada vez que é efetuada pelo intérprete.Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
AV2 - Educação e Artes 2022
1) d- A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
2) b- As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
I. A observação da obra de arte é um dos pontos do ensino da Arte, que compreende a abordagem triangular, que procura englobar vários pontos de ensino e aprendizagem ao mesmo tempo, como a Produção, Fruição e Reflexão.
PORQUE
II. A Fruição da obra refere-se à ação de apreciar, observar, ler a obra, interpretando e atribuindo significados a ela. Inicialmente, a abordagem era aplicada apenas para imagens, atualmente aborda todo o ensino das Artes Visuais e todas as outras linguagens da Arte.
3) c- Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
I. A vivência dos alunos é fundamental. A preparação deve acontecer com antecedência, quando o professor já sabe qual peça teatral os alunos irão assistir. É importante o professor fazer o papel de mediador entre os alunos e a experiência estética que estão prestes a vivenciar.
II. É importante que os alunos saibam qual é o papel do espectador numa peça teatral, principalmente, se o aluno nunca assistiu a uma peça teatral. Os atores ensaiam, compõem seus personagens, direcionam todos os seus esforços para que o espectador possa ter uma boa experiência ao assistir à peça teatral.
IV. A preparação de peças teatrais na escola, necessita de um planejamento de trabalho, conhecendo e respeitando a faixa etária a ser trabalhada.
4) a- V - F - V - V.
(V) Explorar a expressão corporal nas aulas de Teatro na escola, é convidar o aluno a refletir sobre suas próprias possibilidades corporais para atuação em cena, passando pelos jogos teatrais de improvisação, até chegar em construções mais complexas de personagens.
(F) Desenvolver a consciência corporal é um trabalho muito rápido. Deve ser construído através de treinamento e das atividades desenvolvidas durante as aulas de teatro e educação física. É uma forma de superar os próprios limites e conhecer as capacidades.
(V) É preciso vivenciar muitas e muitas vezes um movimento. Não adianta entendê-lo, racionalizar cada gesto – é preciso repetir e repetir, porque é nessa repetição, consciente e sensível, que o gesto amadurece e passa a ser seu.
(V) Na diversidade do corpo, expressão concreta da diversidade de gestos, traduz-se a multiplicidade de pensares, imagens, sonhos e desejos, respeitados em sua integridade, particularidade e autonomia.
5) b- As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
I. A Dança no contexto escolar, não deve ser tratada com superficialidade e ser lembrada apenas em momentos que são necessários realizar apresentações para a comunidade ou algum tipo de festividade, em função do planejamento do Projeto Político Pedagógico, tendo em vista os momentos mais lembrados são os que se relacionam com as datas comemorativas, como: festa junina, dia das mães, dia dos pais e festa de encerramento de final de ano.
PORQUE
II. O ensino dessa linguagem pode prever apresentações para a comunidade, pois essas comemorações, assim como outras que podem surgir, fazem parte da cultura escolar, mas essas, devem estar de acordo com o planejamento da aula e do projeto da escola, assim como a exposição de pinturas e apresentação de uma peça teatral elaborada por alunos, são eventos que não devem estar descontextualizados do processo de ensino e aprendizagem.
Explicação:
Corrigido pelo AVA em 19/02/2022.