Geografia, perguntado por gaspar1495, 7 meses atrás

1- Segundo uma organização mundial de estudos ambientais, em 2025, duas de cada três pessoas viverão situações de carência de água, caso não haja mudanças no padrão atual de consumo do produto.Uma alternativa adequada e viável para prevenir a escassez, considerando-se a disponibilidade global, seria: * 2 pontos a) desenvolver processos de reutilização da água. b) explorar leitos de água subterrânea. c) ampliar a oferta de água, captando-a em outros rios. d) importar água doce de outros estados. Opção 5
2- Movimento contínuo da água presente nos oceanos, continentes (superfície, solo e rocha)e na atmosfera. * 2 pontos a) Movimento das águas b) Ciclo Hidrológico c) Hidrografia d)Geleiras
3- Em relação a distribuição da água no Planeta, O percentual de água doce corresponde a: * 2 pontos a) 5% b) 2,5 % c) 10% d) 4,5%
4- Qual é o maior oceano, em quilômetros quadrados (km²), da superfície terrestre? * 2 pontos a) Atlântico b) Pacífico c) ìndico d) Glacial Ártico
5- Qual é a diferença entre os Mares e Oceanos * 2 pontos a) Os Mares são maiores que os Oceanos b) Ambos tem a mesma características c) Os Oceanos são maiores que o Mares d) Ambos são sinônimos
ME AJUDAAAA

Soluções para a tarefa

Respondido por maria92727329
179

Resposta:

item A - desenvolver processos de reutilização da água

Respondido por leidimatias
3

1) É considerada uma alternativa viável para previnir a escassez o Desenvolver processos de reutilização da água. (Alternativa A)

Analisando cada uma das proposições:

a) Verdadeiro -  As soluções mais modernas em termos de gestão de recursos hídricos consistem em tratar e reusar água já disponível nas próprias áreas urbanas para complementar o abastecimento público.

b) Falso – A exploração de leitos subterrâneos é uma alternativa que vem crescendo bastante nos últimos anos mas é um processo que não é viável por ser caro e que, se não for feito de forma responsável pode ocasionar superexploração e poluição do recurso.

c) Falso – Há mais de dois mil anos com os romanos, a política de importar água de bacias cada vez mais distantes para atender ao crescimento da demanda deu origem aos notáveis aquedutos. A prática ainda existe, resolvendo, precariamente, o problema de abastecimento de água de uma região, mas causando prejuízo daquela que a fornece.  

d) Falso – Importar água doce não é viável devido a logística e o valor alto da prática.

Você pode se interessar também por: brainly.com.br/tarefa/39772847

2) O movimento contínuo da água presente nos oceanos, nos continentes (superfície, solo e rocha) e na atmosfera é chamado ciclo hidrológico ou ciclo da água. (Alternativa B)

O ciclo da água é um importante ciclo biogeoquímico – ciclo em que uma determinada substância passa do meio abiótico (ar, água, solo) para os seres vivos e passa destes de volta para o meio. Essa ciclo que garante a circulação da água pelo meio físico e pelos seres vivos, garantindo o movimento contínuo dessa substância.  

O ciclo da água ocorre por meio das mudanças dos estados físicos e da movimentação da água pelos seres vivos e pelo meio ambiente. Esse ciclo depende diretamente da energia solar, dos movimentos de rotação da Terra e, até mesmo, da gravidade.

Você pode se interessar também por: brainly.com.br/tarefa/7375124

3) O percentual de água doce no Planeta Terra, que conta com 70% da sua superfície coberta por água, é de apenas cerca de 2,5% desse volume é de água doce, recurso essencial para a manutenção da vida de todas as espécies do globo.  (Alternativa B)

Mas a maior parte desta água doce é indisponível para o consumo humano imediato na forma de gelo ou cobertura de neve permanente nos polos e regiões montanhosas, ou como águas subterrâneas em lençóis freáticos. Assim, da quantidade total de água doce na Terra, apenas 0,26% encontra-se disponível para atender nossas necessidades vitais, concentrando-se em lagos, reservatórios e bacias hidrográficas.

Com essas informações em mente, é urgente que ocorra a conscientização ambiental por parte de todos os habitantes do planeta Terra, já que a água doce não é recurso infinito e é necessário seu uso racional, a preservação de sua qualidade e estratégias para equidade de acesso.

Você pode se interessar também por: brainly.com.br/tarefa/44701764

4) O Oceano Pacífico é o maior dos oceanos, com uma aproximada extensão de 180 milhões de km². (Alternativa B)

Devido ao seu tamanho, apresenta diferentes condições climáticas e variadas temperaturas. Ele banha o oeste da América, o sul da Antártida, a Oceania e o leste asiático.

O maior oceano do mundo também é o que apresenta maiores profundidades, com mais de 87% de sua área com profundidades superiores a 3.000m e também a maior profundidade do mundo, pois a fossa das Marianas, localizada a leste das ilhas Marianas, próximo ao Japão e Filipinas, possui profundidade de 11.000m.

Você pode se interessar também por: brainly.com.br/tarefa/45485258

5) A principal diferença entre mares e oceano é em relação a extensão e profundidade, sendo os Oceanos maiores que os mares. (Alternativa C)

O menor dos oceanos tem uma superfície de 73 milhões de quilômetros quadrados, enquanto o maior mar cobre 3,6 milhões de quilômetros quadrados. Desta

Geralmente os oceanos são mais profundos e os mares mais rasos. Contudo, Ambos são extensas massas de água salgada, mas mares e oceanos são diferentes.  

Oceanos são grandes massas de água salgada que cobrem quase três quartos da superfície da Terra. As terras emersas delimitam os oceanos, portanto, são desobstruídos pelos continentes. Já os Mares são delimitados pelos continentes, portanto, constituem um corpo de água obstruído por uma porção de terra. Os mares são, na verdade, uma parte do oceano, ocupando uma área reduzida.  

Você pode se interessar também por:  brainly.com.br/tarefa/5044682

Anexos:
Perguntas interessantes