1) Segundo Porcher (1982, p. 108), "[...] os desenhos infantis são, portanto, palavras. Ao desenhar, a criança expressa coisa diferente do que sua inteligência ou nível de desenvolvimento mental: uma espécie de projeção da sua própria existência e da dos outros, ou melhor, da maneira pela qual se sente existir, e sente os outros existirem". Sobre o trabalho com esta linguagem, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A prática do desenho não se desenvolve de forma espontânea. Seu conteúdo deve ser planejado e sistematizado, o professor deve conhecer essa linguagem como forma de expressão para proporcionar ao aluno desafios e aprendizagens. PORQUE II. Deve ser evitado oferecer desenhos prontos, estereotipados ou xerocados que geralmente apresenta o objetivo de colorir espaços e não proporciona o desenvolvimento de conhecimentos na área, e também impede a criança de valorizar a própria produção artística. Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta. Alternativas: a)
Soluções para a tarefa
Resposta:
as asserçoes | e || são proposições verdadeiras, e a || é uma justificativa da |
A alternativa correta é a letra B: as asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I
Os desenhos são importantes para as crianças, pois são através deles que elas conseguem expressar as suas emoções e sentimentos, além de representar a sua realidade por meio deles.
O desenho contribui para o desenvolvimento cognitivo das crianças.
Os pequenos começam a desenhar por meio das garatujas, que são definidas como rabiscos que são feitos pelas crianças, a fim de representar seus sentimentos e sensações, além de outras atitudes que os pequenos desejariam ter feito.
Esses desenhos são desordenados e a criança não tem consciência de que o risco é o resultado dos movimentos que são realizados pelo lápis.
É importante que os professores permitam que o aluno trabalhe no seu próprio desenho, para estimular a sua criatividade e transmitir o que sente. Deve evitar desenhos prontos.
Abraços!