1. Segundo o texto, as principais medidas de “boa vizinhança” realizadas pelos Estados Unidos foram: *
a) Na área esportiva, com incentivo e valorização do futebol da América Latina.
b) Não houve nenhuma política de “boa vizinhança”. Os Estados Unidos incentivaram desentendimentos entre os países da América Latina, deixou-os esquecidos, para que estes países fossem aliados da Alemanha.
c) De caráter cultural, com vários filmes com temáticas, cenários a atores vinculados à América Latina.
d) De caráter de ocupação de território. Tropas dos Estados Unidos invadiram os países da América Latina, para impedir que estes países fossem aliados ao Eixo.
Soluções para a tarefa
As principais medidas de “boa vizinhança” realizadas pelos Estados Unidos foram:
C) De caráter cultural, com vários filmes com temáticas, cenários a atores vinculados à América Latina.
Os Estados Unidos adotaram posturas culturais que visavam melhorar o cenário politico do país na época, mudando também o meio social e econômico.
O principal foco foi melhorar as relações do país com os países da América Latina e para isso eles usaram de filmes, musicas e peças teatrais com atores de origem latina para agradar os povos latinos.
Também foram desenvolvidos acordos e politicas de relações internacionais com os países da América Latina.
Texto abaixo:
Política de boa vizinhança
Implementada durante os governos de Franklin Delano Roosevelt nos Estados Unidos (1933 a 1945), a chamada política de boa vizinhança tornou-se a estratégia de relacionamento com a América Latina no período. Sua principal característica foi o abandono da prática intervencionista que prevalecera nas relações dos Estados Unidos com a América Latina desde o final do século XIX. A partir de então, adotou-se a negociação diplomática e a colaboração econômica e militar com o objetivo de impedir a influência européia na região, manter a estabilidade política no continente e assegurar a liderança norte-americana no hemisfério ocidental.
Essa alteração respondia a interesses tanto político-estratégicos quanto econômicos de Washington.
No terreno político-estratégico, permitia aos Estados Unidos fazerem frente à competição internacional do nascente sistema de poder alemão, assegurando um relacionamento cooperativo com as nações latino-americanas com vistas à formulação de planos globais de defesa hemisférica.
Já no plano econômico, a política de boa vizinhança convinha aos esforços dos Estados Unidos para se recuperar dos efeitos da crise de 1929 sobre sua economia. A retórica da solidariedade e os métodos cooperativos no relacionamento com os países latino-americanos facilitavam a formação de mercados externos para os produtos e investimentos norte-americanos, além de garantir o suprimento de matérias-primas para suas indústrias. A implantação dessa nova estratégia de relacionamento com a América Latina representou a vitória da corrente política do governo norte-americano que advogava o livre-cambismo como solução para a recuperação econômica dos Estados Unidos no plano internacional.
O desaparecimento das condições que geraram a política de boa vizinhança nos anos 30 - depressão econômica, liderança pessoal de Roosevelt, competição latente entre Estados Unidos e Alemanha etc. - e o surgimento de um nova ordem internacional, com os Estados Unidos na posição de líder absoluto do hemisfério ocidental, levaram o governo norte-americano a adotar uma política que priorizava a reconstrução econômica européia e a contenção da União Soviética.
A alternativa correta sobre as principais medidas de “boa vizinhança” realizadas pelos Estados Unidos é a letra C) De caráter cultural, com vários filmes com temáticas, cenários a atores vinculados à América Latina.
A política de boa vizinhança foi uma tentativa estratégica dos Estados Unidos da América em busca de realizar uma aproximação dos países do continente americano, por meio de uma diplomacia.
Essa iniciativa foi realizada no início do século XX, no governo de Roosevelt. Para que essa estratégia pudesse conseguir atingir os objetivos esperados, a estratégia de intervenção militar-americana que existia no período foi abandonada.
O âmbito que essa política mais afetou foi o cultural. Houve participação de atores e diretores de diferentes nacionalidades nos cinemas, teatros, etc.
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/6624872