1. Segundo o historiador Quentin Skinner,
O verdadeiro alvo dos ataques de Lutero, con-
tudo, não foi tanto o fato de a Igreja abusar de
seus poderes – mas a sua mera pretensão a exer-
cer tais poderes sobre uma sociedade cristã. Foi
isso o que o levou a repudiar todas as instituições
da Igreja que estivessem fundadas na tese segun-
do a qual o clero constitui uma classe distinta,
com jurisdições e privilégios específicos. Esse
ataque, na verdade, decorria de sua crença na
natureza espiritual da verdadeira Igreja, e espe-
cialmente da doutrina, como diz o Manifesto, de
que “mediante o batismo, todos nós somos con-
sagrados sacerdotes”. Uma consequência disso
foi a rejeição por completo do direito canônico.
SKINNER, Quentin. As fundações do pensamento político
moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 295.
As considerações do autor se referem a uma das
doutrinas fundamentais do pensamento luterano,
a saber:
a) a doutrina da infalibilidade da Bíblia em con-
traposição à infalibilidade do papa sustentada
pela Igreja.
b) a doutrina da predestinação, segundo a qual
Deus decidia quais almas seriam salvas antes
mesmo das pessoas nascerem.
c) a doutrina da justificação pela fé, segundo a
qual a salvação espiritual poderia ser alcança-
da pela devoção interior.
d) a doutrina do sacerdócio universal, que re-
conhecia o direito de qualquer cristão pregar
o Evangelho.
e) a doutrina de que cabia aos príncipes, não ao
clero, comandar a Igreja cristã no foro espiritual.
2. A ética protestante e o espírito do capitalismo, pu-
blicada em 1904 pelo sociólogo alemão Max
Weber, foi considerado um dos livros fundamen-
tais da historiografia ocidental no século XX.
Ora, em termos práticos isso significa que, no
fim das contas, Deus ajuda a quem se ajuda, por
conseguinte o calvinista, como de vez em quando
também se diz, “cria” ele mesmo – sua bem-aven-
turança eterna – em rigor o correto seria dizer: a
certeza dela – , mas esse criar não pode consistir,
como no catolicismo, num acumular progressivo
de obras meritórias isoladas, mas sim numa au-
to-inspeção sistemática que a cada instante en-
frenta a alternativa: eleito ou condenado?
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do
capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 105.
De acordo com o texto de Max Weber, é possível
afirmar que o calvinismo:
a) flexibilizou a doutrina da predestinação, ao ad-
mitir que o cristão poderia encontrar, em vida,
sinais de sua salvação espiritual após a morte.
b) recuou na rejeição de que as boas obras indivi-
duais poderiam assegurar a salvação espiritual do
cristão, afastando-se, neste ponto, do luteranismo.
c) sustentou que o indivíduo observante da Bíblia
e da moral cristã teria garantida a sua salva-
ção espiritual, independentemente de sua
riqueza material.
d) dessacralizou a existência temporal dos indi-
víduos, pois nada que o cristão fizesse em vida
seria creditado por Deus na decisão sobre a
salvação espiritual de cada um.
e) estabeleceu regras de autocontrole codificadas
nos manuais de civilidade estimuladoras da
individuação no mundo ocidental.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
1)- E
2)- B
Espero ter ajudado!!
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