1. Segundo Nietzsche, a força responsável por romper o equilíbrio entre o apolíneo e o dionisíaco na tragédia foi:
a) o coro dos sátiros
b) a arte abstrata
c) o ditirambo dionisíaco
d) a dialética socrática
2. Leia o trecho que Nietzsche escreveu em “O nascimento da tragédia”: “agora o escravo é homem livre, agora se rompem todas as rígidas e hostis delimitações que a necessidade, a arbitrariedade ou a ‘moda impudente’ estabeleceram entre os homens”. Este estado se refere ao efeito do:
a) impulso artístico
b) impulso dionisíaco
c) impulso apolíneo
d) impulso científico
Soluções para a tarefa
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Resposta:
1) A dialética socrática
2) Impulso dionisíaco
Explicação:
1) Nietzsche entende que a dialética socrática que se fazia presente nos dramas de Eurípedes, combateu os elementos irracionais da tragédia, gerados pela música. Isso contribuiu para o desaparecimento da arte trágica.
2) Segundo Nietzsche, a música tem o potencial de provocar o sentimento místico de unidade com todas as coisas. No estado dionisíaco que gera a música e é por ela gerado, nos vemos fora de nós mesmos. Este é o sentido do êxtase provocado pela música. Um estar fora de si.
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obs: As alternativas podem mudar de posição, no meu caso era a letra d) para a 1. e b) para a 2., como da para ver na imagem:
01. A alternativa correta é a LETRA D: a dialética socrática.
Segundo Nietzsche, os elementos irracionais da tragédia (que foram gerados pela música) foram combatidos pela dialética socrática, dialética essa que existente nos dramas de Eurípedes. Para ele, isso colaborou para que a arte trágica então desaparecesse.
O método dialético de Sócrates encontra-se relacionamento ao fato dele ter descoberta a psyché( essência do homem como alma) e tendo o modo consciente a privar a alma da chamada "ilusão do saber".
02. A alternativa correta é a LETRA B: impulso dionisíaco.
De acordo com Nietzsche, a música tem o poder de causar (com todas as coisas) o sentimento místico de unidade. Assim, vemo-nos fora de nós mesmos no estado dionisíaco que não só gera a música, mas que por ela é gerado. Seria então este o sentido do êxtase que a música provoca: um estar fora de si.
Espero ter ajudado!