1. Segundo Nietzsche, a força responsável por romper o equilíbrio entre o apolíneo e o dionisíaco na tragédia foi: *
1 ponto
a) o coro dos sátiros
b) a arte abstrata
c) o ditirambo dionisíaco
d) a dialética socrática
2. Leia o trecho que Nietzsche escreveu em “O nascimento da tragédia”: “agora o escravo é homem livre, agora se rompem todas as rígidas e hostis delimitações que a necessidade, a arbitrariedade ou a ‘moda impudente’ estabeleceram entre os homens”. Este estado se refere ao efeito do: *
1 ponto
a) impulso artístico
b) impulso dionisíaco
c) impulso apolíneo
d) impulso científico
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- d) a dialética socrática
Nietzsche entende que a dialética socrática que se fazia presente nos dramas de Eurípedes, combateu os elementos irracionais da tragédia, gerados pela música. Isso contribuiu para o desaparecimento da arte trágica.
2- b) impulso dionisíaco
Segundo Nietzsche, a música tem o potencial de provocar o sentimento místico de unidade com todas as coisas. No estado dionisíaco que gera a música e é por ela gerado, nos vemos fora de nós mesmos. Este é o sentido do êxtase provocado pela música. Um estar fora de si.
1. Para Nietzsche, a força responsável por romper o equilíbrio entre o apolíneo e o dionisíaco na tragédia foi:
d) a dialética socrática
Para Nietzsche, Sócrates é o principal responsável pela inversão dos valores do mundo helênico. Em sua obra "O Crepúsculo dos ídolos", Nietzsche critica a ascensão da dialética socrática entre os gregos, considerando o seu caráter degenerativo contra a vida e contra os instintos
2. Nietzsche escreveu em “O nascimento da tragédia”:
b) impulso dionisíaco
Na obra "O Nascimento da tragédia", o “projeto socrático” é uma destruição da tragédia clássica, na qual os impulsos apolíneo e dionisíaco estavam unidos: esse projeto representa a afirmação da racionalidade em detrimento da arte enquanto expressão dos impulsos trágicos.
Bons estudos!