1. Segundo Marx, do processo de alienação do trabalho derivam todas as outras formas de alienação, como a alienação política ou a religiosa, e essa situação só pode ser superada através da luta de classes, que eliminaria a propriedade privada e o trabalho alienado. • Para Marx, o processo de alienação do trabalho consiste no fato de que A) o trabalho é externo ao operário, não pertence ao ser dele . B) o operário se afirma em seu trabalho e não se nega. C) somente no trabalho o operário sente-se senhor de si. • D) o trabalho é voluntário e torna o operário satisfeito e feliz. E) no pertencimento tanto do trabalho como do lucro
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Para Marx, o processo de alienação do trabalho consiste no fato de que:
E) no pertencimento tanto do trabalho como do lucro.
A alienação do trabalho consiste no pertencimento do trabalho e do lucro aos proprietários dos meios de produção, e não ao trabalhador.
Na alienação do trabalho, o trabalho do trabalhador lhe é negado, assim como o lucro, ele apenas fica com uma parte desse lucro, nem os créditos pelo trabalho ele recebe.
Marx falou muito sobre a alienação do trabalho e boa parte da problematização das relações trabalhistas e lutas de classes e das lutas de classes se centrava nesse tema.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes