1) Segundo Cruz e Ribeiro (2003 ,p. 21) o conhecimento do senso comum "fundamenta- se apenas em experiências vivenciadas ou transmitidas de pessoas para pessoas, fazendo parte das antigas tradições. A importância maior desse tipo de conhecimento é a sua unicidade na característica de identificação de um grupo ou de um povo". Analise as afirmativas a seguir com relação ao senso comum leia as afirmativas e coloque V se a alternativa for (verdadeira) ou F se a alternativa for (falsa) e assinale a alternativa correta: CRUZ, Carla; RIBEIRO, Uirá. Metodologia científica: teoria e prática. Rio de Janeiro: Axcel Books do Brasil Editora, 2003. ( ) O senso comum é o mesmo que conhecimento vulgar ou conhecimento empírico. ( ) Por ser construído nas vivências cotidianas, o senso comum não é reconhecido como um tipo de conhecimento. ( ) O senso comum pode derivar de experiências casuais, através de erros e acertos, sem a fundamentação dos postulados metodológicos. ( ) Superar o senso comum significa libertar o indivíduo de respostas superficiais, dando-lhe a oportunidade de ter domínio sobre o que o cerca. A sequência correta é:
Soluções para a tarefa
a sequencia correta é:
V,F,V,V
A primeira afirmativa é verdadeira, pois o senso comum é aquele que é obtido por meio das experiências cotidianas, sendo vulgar no sentido que pertence ao vulgo (ao povo) e é "empírico" no sentido que vem das "experiências" de vida, não moderadas pelo intelecto.
A segunda afirmativa é falsa, pois o senso comum é sim um tipo de conhecimento, apesar de não ser conhecimento científico ou crítico.
A terceira afirmativa é verdadeira, pois o senso comum apenas repete aquilo que foi afirmado, não analisando criticamente aquilo que foi recebido da tradição.
A quarta afirmativa é verdadeira, pois ao sair do senso comum o sujeito começa a desenvolver o conhecimento crítico, que possibilita que supere a superficialidade e adquira conhecimentos mais sólidos.
É correta a sequência V - F - V - V.