1. Segundo as teorias de Émile Durkheim, marque a alternativa INCORRETA: * 1 ponto a)Durkheim classificou as sociedades em dois tipos: sociedades simples (originárias/pré-industriais) ou sociedades complexas (resultado da união de povos/industriais). b)Todas as sociedades possuem coesão social. c)Para Durkheim, ao longo do desenvolvimento das sociedades, o trabalho se modifica e os indivíduos tendem a se tornar cada vez mais diferentes uns dos outros. d)Todas as sociedades são iguais, não apresentando diferenciações. 2. Sobre o conceito de solidariedade mecânica desenvolvido por Émile Durkheim, marque a alternativa correta: * 1 ponto a)Na solidariedade mecânica, as pessoas não compartilham da mesma tradição e religião, portanto não há um sentimento comum entre as pessoas. b)Na solidariedade mecânica, a sociedade é vista como um conjunto organizado de crenças e sentimentos comuns a todos os membros do grupo. c)Na solidariedade mecânica, a consciência coletiva é inexistente. d)Nas sociedades onde há a solidariedade mecânica as pessoas não se entendem como semelhantes entre si.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1Todas as sociedades são iguais, não apresentando diferenciações.
2Na solidariedade mecânica, a sociedade é vista como um conjunto organizado de crenças e sentimentos comuns a todos os membros do grupo
1 - A alternativa D está correta.
O homem estimula o desenvolvimento da sociedade, dando forma a signos, valores, grupos sociais que se desenvolvem na medida que o meio cresce.
A cultura pode ser observada como um conjunto de crenças, valores, costumes, linguagens e significações de um determinado grupo.
Sua relação com a sociedade parte do pressuposto que nós, enquanto indivíduos, estamos em constante evolução, e, a cultura, por não ser estática também, ou seja, ela é dinâmica e acompanha os processos sociais, tendo a indústria cultural como um pilar nesse processo.
2 - A alternativa B está correta.
Durkheim tem uma influência até os dias de hoje por suas concepções acerca da sociologia e do espaço social, assim como o indivíduo e sua relação com os mecanismos de organização.
Ele desenvolveu a solidariedade social, refletindo também sobre a solidariedade mecânica (definida por configurações sociais primitivas), e, a solidariedade orgânica (geralmente complexas e estruturadas como a que vivemos hoje).