1) Segundo Aristóteles, qual o ponto de partida de todo o conhecimento?
2) Aristóteles propõe em sua reflexão uma ordem ascendente de conhecimento (das formas mais simples para as mais complexas). Aponte essa ordem.
3) Qual a diferença, segundo Aristóteles, entre conhecimento "pela experiência" e conhecimento "pela arte"?
4) Segundo Aristóteles, o que é que leva as pessoas a filosofarem?
Soluções para a tarefa
1-) Aisthesis
2-) Aisthesis->techné ->episteme=Aisthesis->techné ->episteme Para aristóteles o conhecimento pode começar no mundo sensível, sendo uma escala, como se fossem degraus, de modo que eu parto do mundo sensível, até chegar no conhecimento.
3-) A grande diferença entre a experiência e a arte consiste em que a primeira conhece somente a pura factualidade de algo, ou seja, como diz o Estagirita, somente o seu "quê" (ho ti) e não o seu "porquê" (di' hóti), ou seja, a sua causa (aitíon), que é precisamente o visado pela arte. Por este motivo o arquiteto, por exemplo, é considerado mais sábio do que o pedreiro, pois ele conhece a razão (lógos) e a causa (aitíon) do que será construído, enquanto que o pedreiro sabe apenas como executar a construção propriamente dita, mas isso ele o sabe apenas por costume (éthos). Um outro elemento indicativo dessa diferença entre a arte e a experiência é que a primeira pode ser ensinada, enquanto que a segunda não.
4-) o porquê das coisas.