Pedagogia, perguntado por CMPS6, 1 ano atrás

1. Segundo a teoria de Piaget, um dos mais importantes interacionista no campo da Psicologia e que muito influencia as práticas pedagógicas da atualidade, o desenvolvimento do pensamento da criança é caracterizado como:

Soluções para a tarefa

Respondido por MICHIRICA
3
Por favor mim ajude a fazer a correção deste texto.Recentemente, participando de uma mesa redonda em um evento da Educação para alunas e alunos do curso de Pedagogia, recebi uma questão muito interessante. Era de uma professora de Educação Infantil que estava buscando mais conhecimento para realizar o seu trabalho.  Ela queria saber qual era, na minha opinião, a metáfora mais representativa da diferença entre escolas desatualizadas e escolas que se renovam. Então me lembrei desta excelente comparação entre escolas, gaiolas e asas, criada por Rubem Alves. Li isso na Folha de São Paulo há muitos anos, mas, mais tarde, o autor voltou a referir-se a esta imagem, em um vídeo:

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

A aluna compreendeu a comparação e manifestou grande interesse por conhecer esse autor.

Este texto contém uma citação direta que não foi registrada de acordo com as Regras da ABNT.

Sua tarefa é reescrever o texto, realizando a correção do registro da   citação direta, extraída  do texto “Gaiolas e Asas”, publicado na Folha de São Paulo. 


Respondido por maritorelli
6

Resposta:

      a. egocêntrico;

b. excêntrico;

c. epicêntrico;

d. centralizado;

e. caótico.

Explicação:

Resposta a. Egocêntrico

Perguntas interessantes