1)
Segundo a noção de competência, um profissional pode ser considerado como competente se, perante situações desafiadoras da sua prática, ele consegue mobilizar três tipos de saberes: o saber – vinculado com os conteúdos relevantes da sua prática – o saber fazer – relacionado ao conhecimento dos procedimentos adequados para cada situação – e o saber ser – vinculado com os valores e atitudes necessárias na prática profissional.
Imagine que você observa a Ana Maria, uma educadora muito competente, encarregada de uma oficina de teatro destinada a jovens em situação de vulnerabilidade social. De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação das tarefas desenvolvidas por Ana Maria descritas na Coluna A com os diversos saberes envolvidos na sua competência profissional, apresentados na Coluna B.
COLUNA A
COLUNA B
I. Eu sei qual é o meu papel na vida dos jovens que participam da oficina e sei que preciso me mostrar otimista perante eles, principalmente nos momentos em que eles refletem sobre seus projetos de vida.
1. Saber.
II. Durante os encontros sempre tento valorizar os aportes de cada jovem, de maneira a favorecer a confiança de cada um. Para isso, é necessário dizer coisas como: “muito bem!” ou “essa é uma boa ideia”. Contudo, também é importante saber ouvir e criar um ambiente onde cada um se sinta confortável para expressar sua opinião.
2. Saber ser
III. Conheço vários autores brasileiros que elaboraram peças de teatro que retratam situações próximas daquelas que meus alunos já viveram. Esse conhecimento me ajuda a escolher peças que possam ser significativas para eles.
3. Saber fazer
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas:
Alternativas:
a)
I – 3; II – 2; III – 1.
Alternativa assinalada
b)
I – 2; II – 1; III – 3.
c)
I – 1; II – 2; III – 3.
d)
I – 2, II – 3; III – 1.
e)
I – 3; II – 1; III – 2.
2)
Adriana é uma educadora que trabalha há 5 anos com populações em situação de extrema vulnerabilidade social. Como profissional, ao longo desses anos ela tem presenciado e enfrentado situações conflitivas, lamentáveis e injustas. Assim, Adriana se sente cada vez mais estressada e deprimida em relação a seu trabalho.
Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas:
a)
O caso de Adriana destaca a importância de os profissionais da educação não escolar desenvolverem a competência de planejar ações educativas que consigam reverter todas as injustiças sociais.
b)
O caso de Adriana destaca a importância de os profissionais da educação não escolar desenvolverem a competência de ignorar o contexto no qual atuam e focar na sua prática profissional.
c)
O caso de Adriana destaca a importância de os profissionais da educação não escolar desenvolverem a competência de exercitar o diálogo, a empatia e o respeito.
d)
O caso de Adriana destaca a importância de os profissionais da educação não escolar desenvolverem a competência de ignorar os impactos emocionais que o trabalho causa nas suas vidas.
e)
O caso de Adriana destaca a importância de os profissionais da educação não escolar desenvolverem a competência de conhecer-se, apreciar-se e cuidar da sua saúde física e emocional.
Alternativa assinalada
Aap4 - Práticas Educativas em Espaços Não Escolares
Soluções para a tarefa
Respondido por
35
Resposta:
1 d)
I – 2, II – 3; III – 1.
2e)O caso de Adriana destaca a importância de os profissionais da educação não escolar desenvolverem a competência de conhecer-se, apreciar-se e cuidar da sua saúde física e emocional.
3 a) I e III, apenas.
4d)
Ela está errada, visto que educação não escolar também organiza práticas educativas intencionais e organizadas
Explicação:
corrigigdo pelo ava
lenilalini:
obrigada!!!!
Respondido por
2
Resposta:
Explicação:
Perguntas interessantes
Ed. Física,
4 meses atrás
Sociologia,
4 meses atrás
História,
4 meses atrás
Sociologia,
4 meses atrás
História,
4 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás