Português, perguntado por Leidianesssss, 8 meses atrás

1-Segue o exemplo acima classificando o verbo com  verbo transitivo direto  ( VTD) ou verbo intransitivo indireto  ( VTI ) e seu complemento  dizendo se é um objeto direto (OD) ou um objeto indireto(OI).


a) José comprava roupas 


b)Ana gosta de frutas


c)Eles encontraram o documento


d)Carlos gosta de Luciana


e)Não vejo ninguém


f)Aquela noticia interessa à todos


g)Compreendo isso?






2-Temos exemplo também usando o objeto direto e indireto




Ex.Transmita  meus cumprimentos  a  seu irmãos

           VTD                 OD                       IO


Responda:


a)Cantou suas mágoas a todos que ouviam


b)Paguei um guaraná a Necy

me ajudem!!
10 pontos para vcs​

Soluções para a tarefa

Respondido por saimonrofrigues
0

Resposta:

1 – Nossos pais viajaram.

2 – Nossos pais planejaram a viagem.

3 – Nossos pais gostaram da viagem.

É possível notar que a relação de sentido dos verbos das orações acima com os outros termos de suas respectivas orações é diferente. O sentido do verbo viajaram, por exemplo, não necessita de nenhum outro complemento, pois está contido no próprio verbo. Por outro lado, os verbos planejaram e gostaram necessitam de mais um termo para complementar seu sentido, ou seja, há uma relação de subordinação entre os verbos e os seus complementos.

Quando essa relação acontece sem a presença de preposição entre o verbo e seus complementos, o verbo é classificado como transitivo direto. Quando, nessa relação, há a presença da preposição entre o verbo e seus complementos, o verbo é classificado como transitivo indireto. Contudo, se o sentido do verbo não depender de nenhum complemento, então, o verbo será intransitivo.

Assim, em relação à transitividade verbal, os verbos podem ser: transitivos diretos (V.T.D.), transitivos indiretos (V.T.I.), transitivos diretos e indiretos (V.T.D.I.) ou intransitivos (V.I.).

Veja como identificar essa transitividade nas orações:

Verbo transitivo direto

Ele não derrubou meu livro.

Perceba que, ao desmembrar o verbo de seu complemento, o verbo permanece com um sentido incompleto, o que significa que existe a necessidade de complementar o seu sentido com outro termo, ou seja, seu sentido possui um movimento, um trânsito para outro termo. Observe:

Ele não derrubou...

Explicação:

Perguntas interessantes