Filosofia, perguntado por VinniBoy368, 10 meses atrás

1 - Século XX, caracterizado por uma “era de incertezas” por motivos de que: *

A) As pessoas eram incertas no que tange o modo de trabalhar.

B) Teve influência da Idade Média, por causa do Cristianismo.

C) Houve mudanças de rota das Grandes Navegações. .

D) Grandes convicções tecnocientíficas, religiosas e outras, começaram a desmorona-se, e, poucas permaneciam intactas.

E) Acabou as revoluções, dando início ao novo modelo de trabalho.



2 - Assinale uma das concepções do existencialismo: *

A) Ser humano entendido com uma realidade pronta, fechado e acabado.

B) Ser humano entendido com um ser que está por se fazer, imperfeito.

C) Ser humano entendido como aquele que possui seu destino pronto.

D) Ser humano entendido como aquele que veio ao mundo pronto, perfeito.

E) Ser humano entendido como um ser que não tem liberdade, escolha.



3 - O que foi a Escola de Frankfurt: *

A) Foi um movimento intelectual marcado por grandes pensadores do Período Medieval, como Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino.

B) Foi um movimento intelectual marcado pelo viés crítico-social, de orientação capitalista, que questionou o uso excessivo e irracional da razão tornada instrumento de dominação cega na sociedade tecnológica e industrial, além de denunciar a perda da autonomia do sujeito que se aliena na ambição descontrolada por poder.

C) Foi um movimento intelectual marcado pelo viés crítico-social, de orientação marxista, que questionou o uso excessivo e irracional da razão tornada instrumento de dominação cega na sociedade tecnológica e industrial, além de denunciar a perda da autonomia do sujeito que se aliena na ambição descontrolada por poder.

D) Foi uma Escola fundada por Franks, que tinha como principio a vida social

E) Foi uma Escola filosófica que investigava o universo e as teorias relativistas



4 - Na Escola de Frankfurt. Dentre os seus representantes, destacam-se *

A) Max Horkheimer, Theodor Adorno, Herbert Marcuse, Jürgen Habermas.

B) Theodor Adorno, Herbert Marcuse, Friedrich Nietzsche, Jean Paul Sartre.

C) Friedrich Nietzsche, Jean Paul Sartre, Max Horkheimer, Theodor Adorno.

D) Theodor Adorno, Herbert Marcuse, Friedrich Nietzsche, Marx Horkheimer.

E) Todas as alternativas anteriores.



5 - O modo de comportamento perceptivo, através do qual se prepara o esquecer e o rápido recordar da música de massas, é a desconcentração. Se os produtos normalizados e irremediavelmente semelhantes entre si, exceto certas particularidades surpreendentes, não permitem uma audição concentrada, sem se tornarem insuportáveis para os ouvintes, estes, por sua vez, já não são absolutamente capazes de uma audição concentrada. Não conseguem manter a tensão de uma concentração atenta, e por isso se entregam resignadamente àquilo que acontece e flui acima deles, e com o qual fazem amizade somente porque já o ouvem sem atenção excessiva.(ADORNO, T. W. O fetichismo na música e a regressão da audição. In: Adorno et all. Textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1978, p.190. Coleção Os Pensadores.) *As redes sociais têm divulgado músicas de fácil memorização e com forte apelo à cultura de massa. A respeito do tema da regressão da audição na Indústria Cultural e da relação entre arte e sociedade em Adorno, assinale a alternativa correta. *

A) A impossibilidade de uma audição concentrada e de uma concentração atenta relaciona-se ao fato de que a música tornou-se um produto de consumo, encobrindo seu poder crítico.

B) A música representa um domínio particular, quase autônomo, das produções sociais, pois se baseia no livre jogo da imaginação, o que impossibilita estabelecer um vínculo entre arte e sociedade.

C) A música de massa caracteriza-se pela capacidade de manifestar criticamente conteúdos racionais expressos no modo típico do comportamento perceptivo inato às massas.

D) A tensão resultante da concentração requerida para a apreciação da música é uma exigência extramusical, pois nossa sensibilidade é naturalmente mais próxima da desconcentração.

E) Audição concentrada significa a capacidade de apreender e de repetir os elementos que constituem a música, sendo a facilidade da repetição o que concede poder crítico à música.

Soluções para a tarefa

Respondido por moriarochah
6

Resposta:

1) B

2) C

3) A

4) D

5) D

pd colocar como melhor resposta?


moriarochah: ta escrito assim ai: COLOCAR COMO MELHOR RESPOSTA
moriarochah: faz isso pra mim vlh ksksks pleasee
moriarochah: olhah
moriarochah: ksksksk
moriarochah: tu para ta
moriarochah: jkkkkk
moriarochah: ne
Perguntas interessantes