Biologia, perguntado por miqueias3030, 1 ano atrás

1-Se um pesquisador for estudar a estrutura e composição química dos diferentes tipos de junção, qual a fonte (tecido) ele deve escolher? Justifique sua resposta (porque a sua escolha é a certa e por que as outras são inadequadas).



A- Para estudar conexinas: coração, fígado ou rim? (2,0 pontos)

B- Para estudar desmossomos: cascos de bode, rabo de lagartixa ou focinho de porco? (2,0 pontos)

C- Para cinturões de oclusão: tecido epitelial (pele), fragmentos do tubo digestivo (intestino) ou epitélio ocular (córnea)? (2,0 pontos)



2- Os plasmodesmata são visíveis ao microscópio óptico, mesmo assim só partículas até 1000 daltons passam através deles. Por que? O que impede a passagem de partículas maiores? (2,0 pontos)



3- Só existem sinapses elétricas no cérebro, mas quando tomamos um choque elétrico, nossos músculos se contraem... Por que isso acontece, se as sinapses musculares são do tipo químico? (2,0 pontos)

Soluções para a tarefa

Respondido por luiz6c44
15

Resposta: 3

Explicação:Quando olhamos os plasmodesmata onde é revestido com uma membrana plasmática comum onde ás duas células ligadas.onde o plasmodesmata possui uma estrutura tubular e fina denominada desmotúbulo, derivando do retículo endoplasmático liso, sendo assim dessa forma nas junções do tipo fenda, onde o transporte através dos plasmodesmatas é inibido de forma reversível pela elevação de Ca+² citossólico e permitindo o transporte de moléclas de tamanho inferior a 1.000 daltons, por isso acaba sendo visível para o microscópio ótico que tem uma resolução visível de campo claro.

Respondido por vchinchilla22
0

Pergunta 1: Se um pesquisador for estudar a estrutura e composição química dos diferentes tipos de junção, qual a fonte (tecido) ele deve escolher?

a) Para estudar conexinas ele deve escolher o fígado, pois elas são proteínas correspondentes às junções gap, são proteínas estruturais transmembranares que se ligam para formar ligações gap nos vertebrados, especificamente nas células do fígado.

b)  Para estudar desmossomos deve-se escolher os cascos de bode, onde elas ficam presentes pois  formam uma junção celular formada por duas partes, uma delas na membrana de uma das células e a outra, na membrana da célula vizinha.

c) Para cinturões de oclusão deve estudar os fragmentos do tubo digestivo, pois eles estão localizados junto a borda livre das células epiteliais e sua função é impedir a passagem de moléculas.

Pergunta 2:  Os plasmodesmata são visíveis ao microscópio óptico, mesmo assim só partículas até 1000 daltons passam através deles. Por qué? O que impede a passagem de partículas maiores?

R. Os  plasmodesmata ou  plasmodesmo são um tipo de interligação entre membranas de células vizinhas que criam pontes citoplasmáticas, e a passagem de partilucas maiores através deles, compreende a inibição por meio de cálcio citosólico, que é secretado no retículo endoplasmático rugoso.

Eles permitem a circulação direta de substâncias citoplasmáticas entre célula e célula, comunicando-as, atravessando as duas paredes adjacentes através de perfurações acopladas.

Pergunta 3: Só existem sinapses elétricas no cérebro, mas quando tomamos um choque elétrico, nossos músculos se contraem?

R. Nosso sistema nervoso é formado por uma série de neurônios que, entre outras funções, ativam ou desativam os músculos de acordo com a ordem que o cérebro lhes dá. Eles têm sinais elétricos, mas são fracos. Portanto, esses sinais podem ser facilmente superados quando ocorre uma  descarga.

A eletricidade faz com que os músculos do corpo se contraiam abruptamente e incontrolavelmente, pois ela faz excitar diretamente o nervo motor pero com uma intensidade maior, tanto que o musculo não pode ficar descontraido até a corriente sair do corpo.

Você pode ler mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/21296833#

https://brainly.com.br/tarefa/7665149 #

Anexos:
Perguntas interessantes