1)
Se o Brasil tem uma Política Nacional do Meio Ambiente (Lei nº 6.938/81); uma Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98); uma Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010); um Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/2001); e um Código Florestal (Lei nº 12.651/12), para citar alguns exemplos, é correto afirmar que a legislação ambiental brasileira:
Alternativas:
a)
É a mesma desde as Ordenações Filipinas, visto que nenhuma outra lei foi sancionada depois, conforme decisão do Estado brasileiro de não subscrever os acordos internacionais de proteção ambiental.
b)
É cópia fiel das leis escandinavas (cujos países apresentam condições edafoclimáticas bastante semelhantes às condições brasileiras), devido à carência de pesquisas científicas nacionais que gerem resultados confiáveis para fundamentar os dispositivos legais de proteção ambiental.
c)
É limitada a dispositivos legais para defesa e proteção da Mata Atlântica (Lei nº 11.428/2006) e do Cerrado, os dois biomas com maior biodiversidade, onde foram catalogadas 99% das espécies animais e vegetais do mundo.
d)
Os dispositivos legais do Brasil estão sendo atualizados desde 1934, com a edição do Código das Águas, e a partir da Constituição de 1988 um conjunto de leis derivadas da adesão brasileira aos acordos internacionais de proteção ambiental foram sendo editadas, em continuidade à Política Nacional de Meio Ambiente (Lei nº 6.938/81).
e)
É baseada na legislação ambiental da França e dos Emirados Árabes, pela similaridade existente entre esses países em termos de extensão territorial, número de habitantes, sistema político, condições socioeconômicas e edafoclimáticas.
2)
A natureza é nosso mais grandioso armário de medicamentos: até à data de hoje, ela tem provido a humanidade com uma multidão de medicamentos que salvam vidas, desde quinina à aspirina, e de morfina à numerosas drogas que lutam contra HIV e câncer. Não há dúvidas de que medicamentos adicionalmente importantes—talvez até curas milagrosas—jazem inexplorados no ecossistema mundial. Na verdade, pesquisadores estimam que menos de 1% das espécies conhecidas mundialmente têm sido completamente inspecionadas por seus valores medicinais. No entanto os ecossistemas que têm rendido algumas das drogas mais importantes e promissoras do mundo—tais como florestas tropicais, pântanos de turfa e recifes de corais—também são as mais ameaçadas de extinção. Preservar ecossistemas e espécies hoje pode beneficiar, ou mesmo salvar milhões de vidas amanhã (Disponível em: . Acesso em: 21 jul. 2018). A partir dessa provocação quanto ao fornecimento de recursos naturais, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Quanto mais animais habitarem o Planeta Terra, maiores serão os problemas ambientais em função da maior necessidade de água e alimentos, aumentando a pressão sobre a natureza, tanto para ofertar recursos como para receber e decompor resíduos; assim, a diminuição da biodiversidade é positiva para o meio ambiente.
b)
A questão ambiental é holística e sistêmica, e como tal precisa ser vista de forma integrada nos aspectos social, ambiental e econômico, pois quanto maior a população, maior a necessidade de alimentos, água e bens de consumo; consequentemente, maior dependência da natureza para suprir essa demanda.
c)
Mais de 90% da população brasileira reside no meio rural, o que elimina o risco de catástrofes ambientais, porque as famílias garantem sua renda através da prestação de serviços ambientais (como a proteção de nascentes e a manutenção das florestas), o que elimina o risco de estiagens e chuvas muito fortes.
d)
O crescimento da população mundial, a extração de recursos naturais e a geração de resíduos são fatores não conectados entre si, o que justifica a incorporação de áreas de preservação permanente como forma de aumentar o suprimento de água potável e de energia.
e)
Desde 2015, atendendo ao alerta dos cientistas, a população mundial estabilizou em cinco bilhões de pessoas, que estão habitando de forma equilibrada todos os continentes e países do mundo, com acesso equilibrado e igualitário aos recursos naturais, saúde, educação e renda.
Soluções para a tarefa
Oi,
1 - d) Os dispositivos legais do Brasil estão sendo atualizados desde 1934, com a edição do Código das Águas, e a partir da Constituição de 1988 um conjunto de leis derivadas da adesão brasileira aos acordos internacionais de proteção ambiental foram sendo editadas, em continuidade à Política Nacional de Meio Ambiente (Lei nº 6.938/81).
O meio ambiente é de extrema importância para todos nós, o Brasil tem uma das legislações mais detalhadas do mundo acerca de proteção ambiental, abrangendo todas as áreas florestadas e os animais, o maior problema do Brasil é conseguir colocar isso em prática.
2 - b) A questão ambiental é holística e sistêmica, e como tal precisa ser vista de forma integrada nos aspectos social, ambiental e econômico, pois quanto maior a população, maior a necessidade de alimentos, água e bens de consumo; consequentemente, maior dependência da natureza para suprir essa demanda.
Sabemos que a sociedade precisa continuar se desenvolvendo, através de construções de inovações e etc, mas é necessário que estejamos atentos as necessidades do meio ambiente também, traçando estratégias de crescimento que permitam que a natureza volte a ser como antes.