1) Se considerarmos o conhecimento como a matéria prima do currículo, este pode ser entendido como um conjunto de experiências de conhecimento que permite aos estudantes apreenderem a complexidade de variáveis na leitura de mundo. No interior dessa discussão, pode-se inferir que: I. Em uma sociedade da informação, o conhecimento surge como um capital essencial na interpretação de um novo cenário social complexo, em que estão emergindo novas áreas do conhecimento e novas dimensões de empregabilidade. II. As relações sociais estabelecidas no interior da escola e na sua integração com a comunidade, ao longo do desenvolvimento curricular, são reconhecidas pela teoria curricular crítica que tem, desde a década de 70, tentado entender como se processam as relações de poder nos currículos oficial, oculto e em ação. III. Na sociedade da informação, a educação tem um papel fundamental na formação dos indivíduos, ao longo da vida, como uma forma de usar o conhecimento na perspectiva dos quatro pilares da educação e preparar o cidadão para a uma transformação dos paradigmas culturais existentes. IV. No sistema educacional, o novo paradigma emergente de apreensão de mundo diz respeito à complexidade relacionada a uma visão fragmentada do conhecimento, tendo em vista uma leitura sistêmica de realidade. Estão CORRETAS as afirmativas: Alternativas: a)apenas I e II b)apenas I, II e III. c)apenas I, II e IV. d)I, II, III e IV. e)apenas I e II 2) A educação encontra-se em um período de transição “paradigmática”, passando do Paradigma Conservador para o Paradigma da Complexidade, conforme os estudos de autores contemporâneos como Fritjof Capra, Edgar Morin e Marilda Behrens. A respeito do Paradigma da Complexidade, analise os itens a seguir: I. O Paradigma da Complexidade é uma forma mecanicista de perceber o homem e o processo educativo. II. No Paradigma da Complexidade o aluno aprende a partir de modelos expostos pelo professor. III. Na perspectiva da Complexidade, o papel da educação não é o de transformação da sociedade, mas o de sua conservação e reprodução por meio da adaptação dos indivíduos à vida social. IV. O Paradigma da Complexidade parte da perspectiva de que a educação deve estar a serviço da unidade, da humanização do homem e de sua autonomia, da produção do conhecimento. V. No Paradigma da Complexidade, a função da escola é a de transmitir saberes eruditos, acumulados no decorrer da história da humanidade e sistematizados pela ciência, com rigorosa disciplina. Assinale a alternativa correta: Alternativas: a)Apenas os itens I e II estão corretos. b)Apenas os itens I e IV estão incorretos. c)Apenas os itens I, II e III estão incorretos. d)Apenas o item IV está correto. e)Todos os itens estão corretos. 3) Edgar Morin (2002) divulga que existem sete “saberes” fundamentais, que toda a educação do futuro deveria tratar, em qualquer sociedade e em qualquer cultura. Sobre esses saberes, analise os itens a seguir: I. O conhecimento deve ser tratado, em sua totalidade e complexidade, como parte de um contexto. II. O ser humano é, ao mesmo tempo, um ser físico, biológico, psíquico, cultural, social e histórico. III. É preciso ensinar a enfrentar os imprevistos, o inesperado, as incertezas. IV. É uma finalidade ética no novo milênio entender a Humanidade como uma comunidade planetária. V. Não há conhecimento ameaçado pelo erro e pela ilusão. Assinale a alternativa correta: Alternativas: a)Apenas os itens I, II, III e V estão corretos; b)Apenas os itens I e III estão corretos; c)Apenas os itens IV e V estão incorretos; d)Apenas os itens I, II, III e IV estão corretos; e)Todos os itens estão corretos. 4) O relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, presidida por Jacques Delors, destaca quatro grandes pilares fundamentais para a educação e também contribui para uma reflexão em torno das políticas e dos atores educacionais. A respeito desse relatório, é correto afirmar: Alternativas: a) A educação não acontece ao longo de toda a vida; b) “Aprender a viver juntos” é um dos pilares da educação; c) “Aprender a fazer” significa somente adquirir uma formação profissional; d) Para “aprender a ser” é importante privilegiar somente a inteligência interpessoal e negligenciar as demais; e) O “aprender a conhecer” implica a fragmentação do currículo escolar. 5) Assinale a alternativa que não faz parte dos “Sete saberes necessários à educação do futuro”, propostos por Morin (2002): Alternativas: a)É desnecessário inserir na educação o estudo das disposições tanto psíquicas quanto culturais, que conduzem o conhecimento ao erro ou à desilusão. b)A condição humana deveria ser o objeto essencial de todo o ensino. c)É indicado ensinar a trajetória da era planetária que começa com o estabelecimento da comunicação entre todos os continentes no século XVI
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algiem conseguiu presizo muito por favor
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