1) Se compreendo, como diz Weber, certas expressões faciais interjeições verbais e movimentos irracionais como uma explosão de raiva, essa própria compreensão pode ser interpretada de vários modos diferentes. Pode não querer dizer, por exemplo, nada além de auto-elucidação, ou seja, a minha ordenação e classificação das minhas próprias experiências do seu corpo. É somente quando desempenho um outro Ato de atenção, envolvendo-me intimamente com você, vendo as suas experiências subjetivas como fluindo simultaneamente como minhas experiências de você, que realmente ou “apreendo” a sua raiva. Esse voltar-se para a compreensão genuína da outra pessoa só me é possível porque já tive experiências semelhantes à sua, mesmo se apenas em fantasia, ou se já deparei com ela em manifestações externas. (SCHÜTZ, Alfred. Fenomenologia e relações sociais. Textos escolhidos de Alfred Schütz, (Org. Hemult Wagner). Editora Zahar: Rio de Janeiro, 1979, p. 92) No trecho citado, Alfred Schütz formula parte de uma crítica importante a respeito das categorias de compreensão da ação contidas na obra de Max Weber. A respeito desta crítica assinale a opção verdadeira Selecione uma alternativa: a) Na crítica que Schütz dirige a Weber, o plano considerado irracional e a ação considerada individual também deveria ser considerada como ação social já que toda ação, pode envolver a dimensão do outro, mesmo que não seja possível interpreta-la. b) Na crítica que Schütz dirige a Weber, a ação social pode ser considerada racional e enquanto que a ação individual é considerada irracional, porque diz respeito ao inconsciente. c) Na crítica que Schütz dirige a Weber, a compreensão da ação reside na capacidade do indivíduo em demonstrar vontade e intenção de cada ação, e não do pesquisador. d) Na crítica que Schütz dirige a Weber, as tipologias da ação não deveriam existir, pois existem múltiplas experiências dos indivíduos, não sendo possível defini-las em apenas 4 tipos. e) Na crítica que Schütz dirige a Weber, as tipologias da ação deveriam ser racionalmente ampliadas para pelo menos 20 tipos, de acordo com as experiências cotidianas da vida social.
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Resposta:
Letra B
Explicação:
b) Na crítica que Schütz dirige a Weber, a ação social pode ser considerada racional e enquanto que a ação individual é considerada irracional, porque diz respeito ao inconsciente
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