1) "Se a criança sob os nossos cuidados vive em uma sociedade dividida em classes sociais, ou seja, em que há pessoas que não compartilham a mesma condição econômica de acesso às riquezas produzidas pela sociedade e, o mais importante, em que a possibilidade de ascensão social é muito restrita, essa criança, para ter certo sucesso, dependerá em muito da condição econômica e possibilidade de acesso a esses bens."
Fonte:OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; COSTA, Ricardo Cesar Rocha da. Sociologia para jovens do século XXI. 3.ed. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2013, p.26.
Para Marx, as desigualdades sociais são promovidas pelas "relações de produção", que dividem os homens em proprietários e não proprietários dos meios de produção. Dessa divisão, as duas classes sociais fundamentais no capitalismo são:
Alternativas:
a)
Senhores feudais e servos.
b)
Senhores e escravos.
c)
Nobres e proletários.
d)
Burgueses e escravos.
e)
Burgueses e proletários.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Letra: E.
Os burgueses correspondem a proprietários do capital. No seu texto, no caso seria: “proprietário “.
Proletários é como se fosse um operário.
Os burgueses correspondem a proprietários do capital. No seu texto, no caso seria: “proprietário “.
Proletários é como se fosse um operário.
Respondido por
1
e. Burgueses e proletários.
A sociedade se divide em classes socais, em que indivíduos não possuem uma mesma condição econômica.
De acordo com Karl Marx, as desigualdades sociais são desenvolvidas devido a relações produtivas responsáveis por fazer a divisão dos homens em proprietários e não proprietários.
Dessa divisão de Marx, se originaram a denominação de duas classes sociais fundamentais para o capitalismo, são elas: os burgueses e os proprietários. Em que, os burgueses consistem nos proprietários do capital.
Bons estudos!
Perguntas interessantes