1. São diferenças entre conhecimentos do senso comum e fake news. Assinale a alternativa correta. *
A. Enquanto o senso comum consiste na maneira de pensar da maioria das pessoas, correspondendo a algumas noções que são, via de regra, admitidas por todos os indivíduos, e que podemos adquirir observando e vivenciando o mundo. As “fake news” são notícias falsas que causam um desserviço à sociedade porque geram confusão, desinformação e preocupações infundadas sobre diversos assuntos. Os principais meios de propagação das fake news são as redes sociais, cada vez mais populares. O excesso de informações propagadas por essas redes, no entanto, não chega a resultar em dificuldades para o discernimento sobre o que é verdadeiro ou falso.
B. Enquanto o senso comum consiste na maneira de pensar de algumas pessoas, correspondendo a algumas noções que são, às vezes, admitidas por boa parte dos indivíduos. As “fake news” são notícias falsas que apenas são veiculadas pela grande imprensa, especialmente a imprensa televisiva.
C. Enquanto o senso comum consiste na maneira de pensar da maioria das pessoas, correspondendo a algumas noções que são, via de regra, admitidas por boa parte dos indivíduos, e que podemos adquirir observando, vivenciando e experimentando o mundo. As “fake news” são notícias falsas que causam um desserviço à sociedade porque geram confusão, desinformação e preocupações infundadas sobre diversos assuntos. Os principais meios de propagação das fake news são as redes sociais, cada vez mais populares. O excesso de informações propagadas por essas redes pode resultar em dificuldades para o discernimento sobre o que é verdadeiro ou falso.
D. NDA.
Outro:
2. Sobre a relação ciência e fake news, é correto afirmar. *
A. Os cientistas trazem um grau de racionalidade que cria uma maior probabilidade para que o melhor interesse da sociedade ou o interesse público possam ser levados em consideração com relação à, por exemplo, tomadas de decisões, a exemplo de ações mais adequadas no combate ao covid-19. Fake news, por outro lado, constituem um emaranhado de fatos manufaturados ou inventados que são uma perversão da realidade. É a antítese direta da ciência.
B. Os cientistas trazem um grau de racionalidade que não cria, entretanto, uma maior probabilidade para que o melhor interesse da sociedade ou o interesse público possam ser levados em consideração com relação à tomadas de decisões. Fake news, por outro lado, constituem um emaranhado de fatos manufaturados ou inventados que são uma perversão da realidade. É a antítese direta da ciência.
C. TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS.
D. NDA.
Outro:
3. Ainda sobre o conceito e o impacto das fake news, é correto afirmar. *
A. Além da característica relativa à mentira dos fatos narrados, podemos também dizer que as fake news se apresentam na medida em que determinada fração da realidade é explorada como sendo sua totalidade, ou seja, a meia verdade se transforma numa verdade absoluta, apenas pelo objetivo de atacar quem o que se pretende atingir.
B. Fake News não é um fenômeno recente na história da humanidade e nem acontece tão somente nas redes sociais.
C. As redes sociais podem ser consideradas o principal veículo das fake news. Por se tratarem de canais de comunicação mais abertos, onde as pessoas a todo instante, produzem, consomem e compartilham notícias, sem necessariamente o rigor profissional na checagem da informação, há uma tendência maior ou uma facilidade mais evidente para que a mentira se transforme na verdade, a depender do número de seguidores que se consiga arrebanhar no instagram, ou do número de curtidas ou visualizações.
D. TODAS AS ALTERNATIVAS SÃO CORRETAS.
Outro:
4. Sobre o papel das redes sociais e o que representam, pode-se afirmar: *
A. A tecnologia digital e as redes sociais têm facilitado muito a produção e a disseminação das fake news. É um paradoxo: avanços científicos imprescindíveis e tecnologias estão nos permitindo transcender constrangimentos de distribuição e literalmente colocar a informação na ponta dos dedos das pessoas. Ainda assim, essas mesmas tecnologias parecem que facilitam mais fake news e informação que não necessariamente avança para o bem comum.
B. As redes sociais, até por ser facilmente acessível a qualquer pessoa que disponha de internet, existem fora das normas profissionais de checagem de fatos e do uso de evidência para apoiar afirmativas, argumentos e posições acerca de fenômenos sociais.
C. TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS.
D. NDA.
Outro:
Sou grata por quem me ajudar!!!
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
1) C
2) A
3) B
4) A
Explicação:
♡Espero tê-lo ajudado♡
Eu tentei ajudar nn sei se está tudo certo!
reisailana50:
Oq vale é a intenção de ajudar,obrigada meu bem
Perguntas interessantes
Sociologia,
6 meses atrás
Física,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Informática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás