1.Saneamento básico é um conjunto de serviços tais como distribuição de água potável, coleta e tratamento de esgoto, drenagem urbana e coleta de resíduos sólidos entre outros que impactam indiretamente na qualidade de vida, saúde e no desenvolvimento socioeconômico.Opção única.
(5 Pontos)
VERDADEIRO
FALSO
Soluções para a tarefa
Resposta:
verdadeiro
Explicação:
confia na mae
Resposta:
O saneamento básico contribui com a saúde, a educação, o meio ambiente e a economia. A modernização e ampliação do sistema de saneamento básico beneficia, em qualquer lugar do mundo, a sociedade como um todo: as empresas, o país, as cidades e o desenvolvimento social e econômico.
O que é saneamento básico?
Saneamento básico é um conjunto de serviços tais como distribuição de água potável, coleta e tratamento de esgoto, drenagem urbana e coleta de resíduos sólidos entre outros que impactam diretamente na qualidade de vida, saúde e no desenvolvimento socioeconômico.
O saneamento básico não está relacionado apenas ao tratamento de água e esgoto. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, com o advento da Lei nº 11.445/07, o conceito de saneamento básico foi criado para denominar o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais urbanas.
De forma simplificada, a cadeia do saneamento tem início na captação em reservatórios de água, onde acontece o tratamento e distribuição aos pontos de consumo, sejam eles residenciais ou industriais.
Em seguida, é feito o descarte em uma rede de esgoto, direcionando o resíduo para tratamento. O ciclo tem conclusão quando a água tratada é devolvida ao ciclo natural.
Conheça outros temas: Industria 4.0, Robótica, Custo Brasil, Comércio Exterior, Política Industrial, Infraestrutura, Reforma Tributária, Bioeconomia
Nesta página você vai encontrar:
Seta bullet point, indicando tópicos de âncoras
O que é saneamento básico?
Seta bullet point, indicando tópicos de âncoras
Qual a importância do saneamento básico?
Seta bullet point, indicando tópicos de âncoras
Quais as principais atividades de saneamento básico?
Seta bullet point, indicando tópicos de âncoras
Qual é a situação do saneamento básico no Brasil?
Seta bullet point, indicando tópicos de âncoras
Quais os caminhos para a ampliação do saneamento básico?
De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2017, o Brasil ocupou o 117º lugar quanto ao percentual da população com acesso a saneamento básico.
A posição mostra a dura realidade ambiental com mais atraso no país, o que implica em temas sobre saúde das famílias, educação das crianças, produtividade dos trabalhadores e competitividade das empresas.
De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), e retratada na reportagem especial que explora os problemas do sistema atual de saneamento básico no Brasil, 1.519 cidades brasileiras – o que representa 57% das 2.677 que têm delegações para serviços de esgotamento sanitário – se encontram em situação irregular, o que significa contrato vencido/inexistente ou delegação em vigor sem a prestação do serviço.
Com o ritmo atual de investimentos, o Brasil levará mais quatro décadas para atingir a sua meta do Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) de universalizar a coleta e tratamento de esgoto e abastecimento de água.
A pesquisa da CNI, Burocracia e Entraves no Setor de Saneamento Básico, aponta que toda a população do país só será atendida com água encanada em 2043 e com acesso à rede de esgoto somente em 2054