Ed. Física, perguntado por sthalia455gmailcom, 8 meses atrás

1. Sabemos que uma boa postura é muito importante para a nossa saúde. Quais são as
consequências para quem adota hábitos posturais errados desde criança?
2. Em nosso corpo, quem mais sofre com os hábitos posturais inadequados?
3. Quantas vertebras existem em nossa coluna? Quais são elas?
4. Existem três tipos de curvatura na nossa coluna vertebral. Quais são elas?
5. Quais dessas curvaturas, corresponde ao desvio lateral que pode ser em "C" ou "S"?
6. Quando as nossas curvaturas fisiológicas ficam acentuadas, elas elas recebem um
prefixo que é colocado a frente de seus nomes. Qual é esse prefixo e como elas
passam a ser chamadas?
7. Quais os tratamentos existentes para a correção dos desvios posturais?
8. Quais as recomendações para as mochilas escolares?​

Soluções para a tarefa

Respondido por MariaPJ1
5

Resposta:Pode gerar a escoliose, problemas na medula e dificulta certas atividades

Explicação:

Respondido por maisamarques16
13

Resposta:

1- pode acarretar alterações na coluna vertebral, especialmente nas regiões cervical e a lombar (como por exemplo a escoliose, ombros enrolados para frente, leve cifose, conhecida como corcunda, dando a aparência de seios caídos, retroversão pélvica e retificação da coluna lombar). A inversão da curvatura nessas regiões são os problemas mais encontrados, além de poder desencadear dores geralmente difusas e que se espalham para os ombros.

2- Nós mesmos, Os problemas causados pela má postura corporal são muitos. Dentre eles, está a algia da coluna vertebral, que é conhecida como dor nas costas e temida por todo mundo. De acordo com a Organização Mundial de saúde (OMS), 85% da população mundial sofrem de dores na coluna.

3- Ela é formada por 24 vértebras, sacro, cóccix, cabeça, esterno, costelas e esqueleto axial. Uma pessoa já adulta possui 26 ossos e 33 vértebras. 7 delas são as vértebras cervicais, 12 torácicas, 5 vértebras na lombar, 1 sacro, com 5 vértebras fusionadas e 1 cóccix com 4 vértebras fusionadas.

4- Lordose cervical (concavidade posterior); Cifose torácica (concavidade anterior); Lordose lombar (concavidade posterior);

5- Na lordose lombar, diferentemente da cifose e da lordose consideradas desvios fisiológicos, normais da coluna vertebral, que só podem ser observados com a pessoa de perfil – de frente a coluna é sempre reta –, a escoliose é uma curvatura anormal da coluna para um dos lados do tronco, determinada pela rotação das vértebras.

6- Quando essas curvaturas estão muito acentuadas elas são chamadas de hipercifose e hiperlordose, e nesses casos sim há um distanciamento da normalidade, assim como quando as curvaturas são muito reduzidas, nas chamadas retificações da coluna.

7- Hipercifose: É recomendado realizar exercícios corretivos, que fortalecem os músculos das costas, e alongam o peitoral maior e menor, além de posicionar melhor a cabeça. O Pilates clínico e os exercícios de RPG - reeducação postural global, são muito indicados, alcançando ótimos resultados.

Hiperlordose: tratamento mais indicado é através de exercícios corretivos, sendo importante fortalecer o abdômen, a alongar a lombar. como no Pilates com ou sem equipamentos, ou na água, no caso da hidroterapia ou hidro Pilates são uma ótima opção para melhorar a postura global e corrigir a curvatura da coluna.

Escoliose: Quando a curvatura é muito grave, o médico pode recomendar que se faça cirurgia, que não invalida a necessidade de complementar o tratamento através da fisioterapia, exercícios de fortalecimento, manipulação das articulações da coluna, Pilates clínico, RPG. Em muitos casos é possível curar a escoliose, principalmente quando esta é leve e não tem graves consequências para saúde do indivíduo.

8- “O peso da mochila não deve ultrapassar 10% do peso da criança“, recomenda a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Nesse sentido, uma criança de sete anos com peso entre 20 e 22 quilos não pode levar nas costas uma mochila com mais de dois quilos.

Perguntas interessantes