1) Sabemos que as células apresentam diversas organelas. Sobre isso cite uma vantagem que justifique a existência de organelas celulares.
2) Quando queremos que alguma verdura (sem tempero) permaneça crocante por mais tempo na geladeira, o ideal é que coloquemos papel toalha no recipiente onde a mesma será guardada. Considerando o que você estudou sobre transportes por membranas, justifique porquê esta prática funciona.
3) Como as moléculas base (carboidratos lipídios e proteínas) contribuem para que a membrana exerça sua função de permeabilidade seletiva? (Explique a contribuição de cada uma das moléculas)
4) A fibrose cística é uma doença que causada pela inativação dos elementos que bombeiam o cloro através da membrana plasmática. Considerando a atividade a ser realizada e o tipo de transporte envolvido, de que tipo de molécula, presente na membrana, estamos falando nessa questão?
5) Considerando um processo de infecção (onde um vírus ou bactéria entra na célula humana), como você poderia explicar o que está ocorrendo. Não esqueça de correlacionar (incluir) ao longo da sua resposta o transporte por membranas, as organelas citoplasmáticas e a resposta do nosso corpo para combater o microrganismo invasor?
Soluções para a tarefa
1) A existência de organelas celulares é uma vantagem para a célula, uma vez que várias funções diferentes podem ser processadas dentro do ambiente celular.
2) Quando uma célula animal é colocada em um ambiente hipertônico, ocorre que a célula perde água para o ambiente por osmose.
3) A permeabilidade seletiva da membrana celular diz respeito ao processo básico de manutenção das condições dentro das células que são adequadas para o funcionamento e, portanto, mantêm a vida útil da célula e de seus componentes internos.
4) A fibrose cística afeta as células que produzem muco, suor e sucos digestivos. Isso faz com que esses fluidos se tornem espessos e pegajosos. Eles aderem a tubos, canos e canais.
5) A Infecção é causada por fatores externos e o organismo reage à entrada de microrganismos como vírus e bactérias, parasitas ou fungos por meio das células de defesa que tentam lutar contra os microrganismos, que costumam causar o aparecimento de pus.