Contabilidade, perguntado por atalaia3, 7 meses atrás

1) Sabemos que a contabilidade no Brasil, no ano de 2008 em cumprimento a Lei veio a se adequar as normas internacionais de contabilidade as IFRS - International Financial Reporting Standards (Normas Internacionais de Contabilidade), responda abaixo de qual Lei estamos falando?


Alternativas:


a) Lei Complementar 123 e 139;

b) Lei Complementar 101;

c) Decreto Lei 12.537;

d) Lei 11.638 e Lei 10.941;

e) Lei 6.404;


2) Para gerir as adequações nas normas o CFC – Conselho Federal de Contabilidade criou um órgão específico no ano de 2005. Este então veio para acompanhar estas adequações das normas contábeis brasileiras nas normas internacionais de contabilidade. Responda de qual órgão estamos falando.


Alternativas:


a) A Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais – APIMEC;

b) Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC;

c) Associação Brasileira das Sociedades Anônimas de Capital Aberto – ABRASCA;

d) Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras-FIPECAFI;

e) Conselho Regionais de Contabilidade – CRC;


3) Os princípios contábeis norteiam os caminhos pelo qual as demonstrações contábeis devem ser estruturadas. Entre eles está o principio de competência o qual fala da data da e do momento da escrituração contábil. Qual das alternativas abaixo não esta respeitando o principio da competência?


Alternativas:


a) Registro da compra pela data emissão da Nota Fiscal;

b) Registro da provisão para pagamento de Salário;

c) Registro da provisão para pagamento de impostos;

d) Registro da venda de mercadorias pela data da emissão da nota fiscal; ainda que esta venda seja a prazo;

e) Registro da compra de mercadorias somente na data em que foi realizado o pagamento, quando a mesma entrou na empresa;


4) Muito embora as informações contábeis sejam estruturas de forma técnica, determina-se que os relatórios contábeis sejam elaborados de forma que os usuários possam compreender. Porém mesmo assim jamais a mesma poderá deixar de informar todos os fenômenos ocorridos dentro da entidade. Muito embora as informações contábeis sejam feitas para pessoas que tenham conhecimento da atividade que executa, no caso dos sócios administradores, mas a mesma tem que ser de fácil entendimento. Neste quesito de compreensão de qual característica estamos falando?


Alternativas:


a) Compreensibilidade;

b) Entendimento;

c) Clareza;

d) Comparabilidade;

e) Confiabilidade;


5) A qualidade da informação é de grande utilidade quando esta informação esta em dia e atualizada nas mãos do usuário que vai tomar a decisão. Um usuário não pode ter como base uma informação desatualizada, um fenômeno que ocorreu na entidade a qual se reporta em um período longínquo que já não mais influencia nos fatos atuais. Para isto as informações de forma atualizada respeitam uma característica que reforça o principio da competência, respeitando o momento em que o fato surgiu, data que o mesmo deve ser escriturado. Qual é esta característica?


Alternativas:


a) Personalidade;

b) Complexidade;

c) Tempestividade;

d) Comparabilidade;

e) Competência;

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
6

Resposta:

A resposta é

1. A lei 11.638 e 10.941

2. A letra d) FIPECAFI

3. A letra b) Registro da provisão para pagamento de salário

4.  Compreensibilidade

5.  Tempestividade

Explicação:

Perguntas interessantes