Geografia, perguntado por rubyyzinha, 8 meses atrás

1) Sabe-se que o desemprego é um dos principais problemas enfrentados pela população brasileira, e que depende de fatores conjunturais e estruturais. Como fatores de ordem conjuntural, podem-se citar as ditas crises econômicas, quando várias empresas são obrigadas a demitir parte de seus funcionários. Essa afirmação é verdadeira? Justifique.

2) “Nos países em que empresas investem em informatização e robótica, cresce o desemprego.”
Comente essa frase.
3) Explique a diferença entre trabalho e emprego.
4) O que é salário?
5) Para comprar um imóvel uma família precisou comprovar os ganhos mensais de três membros. Qual o nome dessa comprovação? Explique.
6) Quais são os direitos previstos na CLT ao trabalhador formal?
7) O Brasil passa por uma forte crise econômica, o que resultou em um alto número de desempregados. Comente este tipo de desemprego.
8) O que é trabalho informal? Cite dois exemplos.
9) Cite um exemplo de desemprego estrutural e um exemplo de desemprego conjuntural

Soluções para a tarefa

Respondido por isadorapazambuja
2

1) Verdadeiro

Conjuntura por definição é "combinação ou concorrência de acontecimentos ou eventos num dado momento; circunstância, situação"

Dessa forma uma crise econômica que motive varias empresas a demitirem seus funcionários pode ser considerada como um fator conjuntural.

Respondido por gabrielorlandine
1

1) Como fatores de ordem conjuntural, podem-se citar as ditas crises econômicas, quando várias empresas são obrigadas a demitir parte de seus funcionários e posteriormente, podem recontratá-los em um momento de crescimento econômico.

2) A suposição mais comum parece ser de que os funcionários simplesmente desaparecem, substituídos um por um com uma interface de inteligência artificial ou por braços mecânicos. É certo que a automação e os robôs eliminarão muitas tarefas e postos de trabalhos, mas só causarão quedas no número total de postos de trabalho se não diminuir a jornada de trabalho, e também se forem mantidas as políticas econômicas atuais, orientadas para a produção artificial da escassez, pois dessa forma os salários são reduzidos e a taxa de lucro das grandes empresas e dos bancos, aumentada.

3) Apesar das duas palavras serem usadas para explicar o “ofício”, na prática trabalho e emprego são bem diferentes. Enquanto trabalho está ligado a objetivos e realizações profissionais, emprego é simplesmente uma forma de conseguir renda. O trabalho está pautado em projetos, metas, objetivos e sonhos. Ele vai além da necessidade financeira.  Enquanto isso, o emprego é uma atividade da qual a pessoa atua por mera necessidade financeira e muitas vezes não precisa gostar do que faz. Claro que essa situação não é a ideal e a chance de ter uma insatisfação pessoal e profissional é grande.

4) O salário é a remuneração que um trabalhador recebe pelo serviço que ele executa, o valor deste salário é variável de acordo com o contrato firmado entre o empregador e o empregado. Existe um valor mínimo que deve ser pago para o funcionário, conforme as leis trabalhistas brasileiras ou de associações ou sindicatos que o empregado pertence.

5) Os meios de comprovação de renda podem variar de banco para banco, mas, de uma maneira geral, são os mesmos. No Banco do Brasil, por exemplo, além do holerite, há duas formas de comprovar renda para comprar um imóvel financiado:

- Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF).

- Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore).

6) Os direitos são: Registro em carteira de trabalho, vale-transporte, descanso semanal remunerado, pagamento de salário, férias, FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), 13º salário e horas extras.

7) O tipo de desemprego que o Brasil está sofrendo no momento é Desemprego conjuntural, ou seja, causado por crises econômicas. Os postos de trabalho mais afetados são os mais simples e os que se recebe menos, como serviços gerais, auxiliares e cargos afins. Dos tipos de desemprego, esse pode ser considerado o mais fácil de ser contornado, pois tais mudanças são passageiras, o que acarreta, posteriormente, na contratação dos antigos trabalhadores, quando a situação vir a melhorar.

8) Trabalho informal é um trabalho sem registros oficiais, como sem emissão de notas fiscais. Em uma loja, o vendedor te daria uma nota fiscal. Pois a empresa é reconhecida pela governo. Logo, os vendedores têm carteira assinada e trabalham formalmente. Já os camelôs, no mesmo ramo de venda, não emitem notas fiscais e nem há carteira assinada. Esse é um exemplo de trabalho informal. Outro exemplo são os Agricultores, uma vez que, sem dinheiro para registrar sua atividade econômica, é como se oficialmente ela não existisse.

9) Exemplos de desemprego estrutural: Implantação de robôs no processo de produção industrial, instalação de caixas eletrônicos em agências bancárias e informatização em empresas e órgãos públicos, visando diminuir os processos burocráticos.

Exemplos de desemprego conjuntural: O desemprego conjuntural é muito característico de período de crise e recessões econômicas. Em situações de pandemia, como vivido intensamente no ano de 2020, um número exagerado de pessoas perdeu seus empregos.  

Perguntas interessantes