História, perguntado por mel201950, 7 meses atrás

1) Rousseau foi um dos principais filósofos do iluminismo. Sua filosofia política foi a grande influenciadora do Iluminismo por toda a Europa, como também influenciou aspectos da Revolução Francesa e do desenvolvimento moderno da economia, da política e do pensamento educacional. Considerando tais informações, é correto afirmar que ele defendeu a ideia de que a vontade geral é: *
1 ponto
a) Corrupta, pois os homens são maus, ou seja, se o povo tiver acesso ao poder, seja em qual instância for, será corrompido, não havendo legitimidade no governo.
b) Soberana, pois só o povo é soberano, ou seja, o poder sempre deve estar nas mãos do povo, através de um corpo político específico dos cidadãos.
c) Discutível, porque o povo não tem certeza do que quer, já que sempre será conduzido pelos seus próprios interesses, não se preocupando com os governantes.
d) Duvidosa, porque o povo não sabe administrar a riqueza do país; assim, se o povo tiver acesso ao poder, em qualquer instância, será corrompido, não havendo legitimidade no governo.
2) O iluminista francês Voltaire, cujo nome era François-Marie Arouet (1694-1778), defendia as liberdades civis, inclusive a liberdade religiosa e o livre comércio. Transformou-se em uma das figuras mais notáveis do Iluminismo porque suas obras e ideias influenciaram pensadores importantes tanto da Revolução Francesa, quanto da Americana. Porém, também se tornou conhecido por suas críticas contra: *
1 ponto
a) A grande instituição da Igreja Católica e contra o poder absolutista dos reis franceses, que concentravam o poder em suas mãos, sem importar-se com a população.
b) O poder da nobreza dentro da Corte da Inglaterra e o poder dos cavaleiros da Ordem dos Templários, por causa de sua forte influência sobre o povo.
c) A Reforma Protestante francesa, os huguenotes, os protestantes durante as guerras religiosas na França na segunda metade do século XVI, e contra o poder da República Francesa.
d) A Revolução Francesa, por causa da fase do Terror de Robespierre e o derramamento de sangue com a Guilhotina tão usada nessa

Soluções para a tarefa

Respondido por kauanyfornaza2015
56

Resposta:

B)Soberana, pois só o povo é soberano, ou seja, o poder sempre deve estar nas mãos do povo, através de um corpo político específico dos cidadãos.

A) A grande instituição da Igreja Católica e contra o poder absolutista dos reis franceses, que concentravam o poder em suas mãos, sem importar-se com a população.

Explicação:

CONFIA PQ A MAE MANJA

Respondido por LarissaMoura3
17

1 – Rousseau defendeu a ideia de que a vontade geral é: b) Soberana, pois só o povo é soberano, ou seja, o poder sempre deve estar nas mãos do povo, através de um corpo político específico dos cidadãos.

O iluminismo se originou na França e tinha como principais lemas, a razão, a liberdade do espírito, a livre crítica e também a tolerância com as religiões. Podemos citar como os principais pensadores do iluminismo: Rosseau, Dante Alighieri, Tomasio Campanella e Montaigne.

Conforme o pensamento do filósofo Jean-Jacques Rousseau, o homem não nasce com a maldade, mas se torna mal com o decorrer do tempo através da vida em sociedade. Para ele, a vontade geral é soberana, visto que o povo é soberano.

2 – Voltaire se tornou conhecido por suas críticas contra: a) A grande instituição da Igreja Católica e contra o poder absolutista dos reis franceses, que concentravam o poder em suas mãos, sem importar-se com a população.

Voltaire (1694-1778) foi o principal representante do iluminismo, tendo sido um grande crítico da religião e da monarquia. Sempre defendendo e propagando as ideias iluministas. Principal obra foi “Cartas Inglesas”.

Ele foi o responsável por realizar críticas à instituição da Igreja Católica e ao poder absolutista dos reis da França.

Saiba mais sobre o iluminismo em: brainly.com.br/tarefa/4504942

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes