1)Responda se VERDADEIRO ou FALSO: Para Rousseau, seria possível através de um contrato social, a prevalência da soberania, da sociedade e a soberania política da vontade coletiva. Nesse contrato social seria preciso definir a questão da igualdade entre todos, do comprometimento entre todos. Se por um lado a vontade individual diria respeito à vontade particular, a vontade do cidadão (daquele que vive em sociedade e tem consciência disso) deveria ser coletiva, deveria haver um interesse no bem comum.
2)Responda se VERDADEIRO ou FALSO sobre o conteúdo do material complementar "As muitas faces do Poder" de Michel Foucault: A verdade para Foucault é produzida a partir das relações de poder e sofre mudanças no decorrer da história. Por isso que poder e saber estão correlacionados, porque não há poder sem saber e não há saber sem poder, ou seja, o saber acaba sendo imposto pelo poder e o poder é fruto do saber
3)Responda se VERDADEIRO ou FALSO: Uma relação de poder se forma no momento em que alguém deseja algo que depende da vontade de outro. Esse desejo estabelece uma relação de dependência de indivíduos ou grupos em relação a outros. Quanto maior a dependência de A em relação a B, maior o poder de B em relação a A
4)Responda se VERDADEIRO ou FALSO: Para Locke, o homem, no seu estado de natureza, vivia num verdadeiro estado de guerra. Na falta de um Estado controlador e absolutista, o homem tende a atacar o próprio homem. Tentando subjugá-lo na luta pelos interesses comuns, o homem torna-se lobo do próprio homem. Ele definiu direito natural como sendo a liberdade que cada homem possui para usar seu próprio poder de acordo à sua vontade. Para Hobbes, os homens viviam originalmente num estágio pré-social, pré-político, caracterizado pela mais perfeita liberdade e igualdade, denominado estado de natureza. O estado de natureza de Hobbes diferencia-se do estado de natureza de Locke por ser um estado de paz e harmonia, onde o homem já era dotado de razão, ao contrário de Locke, que dizia que os homens no estado natural agem como animais.
5)Leia o trecho a seguir sobre Maquiavel e identifique a alternativa INCORRETA: “Em si mesmo, o homem não é bom nem mau, mas, de fato, tende a ser mau. Consequentemente, o político não deve confiar no aspecto positivo do homem, mas, sim, constatar o seu aspecto negativo e agir em consequência disso. Assim, não hesitará em ser temido e a tomar as medidas necessárias para tornar-se temível. Claro, o ideal seria o de ser ao mesmo tempo amado e temido. Mas essas duas coisas são muito difíceis de ser conciliadas e, assim, deve fazer a escolha mais funcional para o governo eficaz do Estado.” (Nicolau Maquiavel- O Príncipe). *
a)Para Maquiavel, a natureza do ser humano é perversa: os homens são “ingratos”, “volúveis”, “covardes ante aos perigos”, “egoístas” e “ávidos de lucro”.
b)Maquiavel parte do princípio de que o governante (ou o príncipe) deve atentar-se aos súditos que rodeiam seu governo, e oferece diversas dicas de como um príncipe (líder) deve proceder.
C)Para Maquiavel o poder não possui uma origem mundana, e sim estrutural.
D)Partindo da premissa de que a política deve ser entendida em seus próprios termos, tendo uma explicação humana dessa relação social, Maquiavel produz análises a partir da natureza dos homens.
ME AJUDEMM PFVVVVV
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
verdadeiro
Explicação:
São pensadores iluministas que mostram suas formas de pensamentos em relação ao três reinos clero, nobreza, burguesia.
Perguntas interessantes