História, perguntado por amarelao0803, 10 meses atrás

1-Responda: Quais foram os motivos que ocasionaram a Revolta da Vacina?

2-O trecho a seguir foi escrito pelo historiador Nicolau Sevcenko sobre a situação do governo Rodrigues Alves (1902-1906) que desencadeou a Revolta da Vacina.
A enorme massa popular dos trabalhadores, subempregados, desempregados [...] foi sendo empurrada para o alto dos morros, para as áreas pantanosas e para os subúrbios ao longo das estradas de ferro e ao redor das estações de trem. [...] O centro, por sua vez, tornou-se o foco de toda agitação e exibicionismo da burguesia arrivista: seu pregão, sua vitrine e seu palco.

O centro das cidades atuais refletem ainda a desigualdade social como no período descrito no texto? Justifique sua resposta.


Soluções para a tarefa

Respondido por laura0989
123

Resposta:

Resposta:

1- Responda: Quais foram os motivos que ocasionaram a Revolta da Vacina?

A Revolta da Vacina teve como principais causas o contexto de higienização e reforma urbana presente na cidade do Rio de Janeiro, em conjunção com a campanha obrigatória e forçada de vacinação da população.

2- O centro das cidades atuais refletem ainda a desigualdade social como no período descrito no texto? Justifique sua resposta.

Sim, geralmente no centro da cidades de hoje em dia tem tudo o que uma pessoa precisa, como saneamento básico, água potável e muitas vezes mais segurança, já em bairros mais pobres não tem tantas condições ainda, alguns não tem água encanada, muito menos saneamento básico.

3-Leia com atenção a reportagem a seguir.

a) Os motivos que levaram à insatisfação popular com a vacinação obrigatória no início do século XX (movimento que ficou conhecida como Revolta da Vacina) são os mesmos motivos que levam as pessoas, nos dias de hoje, a não vacinarem seus filhos? Explique.

Não, pois no século XX as pessoas se revoltaram porque a vacina era obrigatória sem a opção de escolha e isso gerou conflito da população contra o governo.

Os pais da atualidade não vacinam seus filhos pois vacinas estão culturalmente vinculadas à percepção de risco da doença. Quando se trata de doenças erradicadas, a população tem mais dificuldade de enxergar seus perigos e assim as vacinas acabam sendo vitimas do seu próprio sucesso. A cultura do ser humano é de se vacinar quando há risco iminente, quando ele não enxerga esse risco, não trata com prioridade, o que é um equívoco.

b) De acordo com o texto, qual o perigo de não vacinar as crianças atualmente?

Eles estão exposto a pegar doenças já erradicadas que são doenças que quase não se vê mais como sarampo e poliomielite que podem levar a morte.

c) No Brasil, o movimento anti-vacina é abrangente? Justifique sua resposta.

Não, pois de acordo com estudos os brasileiros aceitam a vacinação como uma forma de se prevenir de várias doenças, então o movimento anti-vacina não é tão grande no país.

d) Os cientistas se debruçam a desenvolver uma vacina para a Covid-19, mas ainda levará algum tempo até que seja testada e considerada segura para todos. Como o desenvolvimento dessa nova vacina mudará a situação mundial que nos encontramos? Reflita e emita uma opinião sobre o papel a pesquisa científica e a saúde pública.

O desenvolvimento da vacina para o Covid-19 ajudará praticamente o mundo inteiro, pois irá evitar das pessoas serem infectadas e o número de mortes vai cair significativamente, causando alívio para a população mundial.


guilhermesapopp050ba: voce é fod*
Annunaki958: Cara, muito obrigado MESMO!
Você é 10!!!
LCdoMAL: tu e fod4 menor
Perguntas interessantes