1- RESPONDA NO CADERNO DE GEOGRAFIA (página 171)
a) Como podemos definir o solo?
b) Quais são os elementos relacionados com sua formação?
c) Quais as suas funções?
d) Você sabia que o solo possui camadas?
e) Como é estruturado o perfil do solo?
f) O que são horizontes?
g) O solo pode ser diferente dependendo do lugar?
2- FAÇA A ATIVIDADE DE RELACIONAR NO CADERNO DO ALUNO E TIRE FOTO PARA ENVIAR NO EMAIL (PÁGINA 171)
3- RESPONDA NO CADERNO DE GEOGRAFIA (PÁGINA 173/174)
a) Por ordem crescente, indique os três tipos de solo com maior predominância no estado de São Paulo.
b) O latossolo, também conhecido por terra vermelha, é um tipo de solo que possui coloração avermelhada e alta fertilidade. Com o apoio do mapa político, indique o nome de alguns municípios onde predomina esse tipo de solo.
c) Na região onde você mora, qual é o tipo de solo predominante?
d) Investigue as principais culturas e os tipos de plantio no seu município e/ou região
e) Indique os tipos de problemas socioambientais decorrentes das atividades agrícolas no seu município ou região. Se possível, acrescente imagens.
Soluções para a tarefa
Resposta
A- Material proveniente da decomposição das rochas pela ação de agentes físicos ou químicos, podendo ou não ter matéria orgânica”, ou simplesmente, produto da decomposição e desintegração da rocha pela ação de agentes atmosféricos.
A formação dos solos é diretamente determinada por fatores relacionados com o material de origem, relevo, organismos vivos, clima e tempo.
B- No solo ocorrem a ciclagem e o armazenamento de nutrientes necessários ao desenvolvimento das plantas. Além da função de reservatório, o solo exerce a função de filtro de água, liberando-a com boa qualidade para os corpos de água superficiais e subterrâneos, garantindo a vida
c-A estrutura de um solo compreende várias camadas horizontais diferentes em cor, textura, composição etc. Cada uma dessas camadas é um horizonte do solo e seu conjunto constitui o que se chama de perfil do solo. A delimitação dessas camadas é feita visualmente no campo, pelo pedólogo, o especialista em solos.
Formação e composição do solo
O solo é resultado da ação de vários elementos: água, clima, organismos vivos, relevo, tipo de rocha e o tempo de atuação desses fatores. Em função da ação conjunta dos diversos fatores, originam-se diversos tipos de solo.
A decomposição das rochas por ação dos agentes físicos, químicos ou biológicos dão origem aos componentes minerais. A incorporação e a decomposição de elementos orgânicos animais e vegetais (húmus), dão fertilidade ao solo.
Classificação dos solos
Com relação a cor, a maior parte dos solos podem ser agrupadas em três tipos:
Tipos de Solo
avermelhados e amarelos - indicam forte presença de óxido de ferro
escuros - indicam forte presença de materiais orgânicos
claros - indicam a fraca presença ou ausência de materiais orgânicos.
Com relação a textura os solos, são classificados:
Tipos de Solo
arenoso - retém pouca água e nutrientes, pois possuem grandes poros, facilitando o escoamento da água
argiloso - o solo argiloso retém mais água e nutrientes (cálcio, potássio, ferro)
orgânico - é composto de materiais orgânicos em processo de decomposição, além de areia e argila
Veja também: Solo Orgânico e Inorgânico
Solo no Brasil
Entre os solos mais comuns encontrados no Brasil, destacam-se o massapê e a terra roxa:
Massapê - é um solo escuro, argiloso e orgânico, originado da desagregação e decomposição da rocha gnaisse. Aparece em grande trecho do Nordeste Brasileiro, na região chamada de Zona da Mata, onde desde o século XVI se cultiva a cana-de-açúcar, que se adapta muito bem a esse tipo de solo.
Terra roxa - é um solo avermelhado e vulcânico, originado da decomposição do basalto. Aparece no oeste do estado de São Paulo e no norte do Paraná. É excelente para a agricultura e, desde o século passado é utilizado para a cultura do café.
Curiosidade: Você Sabia?
A terra roxa, na verdade é vermelha e não roxa. O nome surgiu com os colonos italianos das lavouras do café que falavam "terra rossa", que em italiano quer dizer vermelho. O povo confundiu rossa com roxa.
Complemente sua pesquisa:
Tipos de Solo do Brasil
A Importância do Solo
Poluição do Solo
Salinização do Solo
A estrutura de um solo compreende várias camadas horizontais diferentes em cor, textura, composição etc. Cada uma dessas camadas é um horizonte do solo e seu conjunto constitui o que se chama de perfil do solo. A delimitação dessas camadas é feita visualmente no campo, pelo pedólogo, o especialista em solos.passo-a-passo:
Os solos evoluídos possuem normalmente várias camadas sobrepostas, designadas por horizontes. Estas camadas são formadas pela acção simultânea de processos físicos, químicos e biológicos e podem distinguir-se entre si através de determinadas propriedades, como por exemplo a cor, a textura e o teor em argilas.
O tipo de solo encontrado em um lugar vai depender de vários fatores: o tipo de rocha matriz que o originou, o clima, a quantidade de matéria orgânica, a vegetação que o recobre e o tempo que se levou para se formar. Em climas secos e áridos, a intensa evaporação faz a água e os sais minerais subirem
Argilosos vermelhos, argilosos vermelhos-amarelos e cambisolos
Predomina no sul do brasil ,na região Sul, oeste do Estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul de Minas Gerais e Goias
são argilosos tipo de solo predominante?
são argilosos
principais culturas e os tipos de plantio
a principal cultura em área é a de soja, que participa com 54,8%, seguida de milho com 31,9%, amendoim (7,9%), feijão das águas (3,6%), arroz (0,9%), batata das águas (0,6%) e algodão (0,3%).
tipos de problemas socioambientais decorrentes das atividades agrícola
O desmatamento, o aumento das emissões de gases-estufa, a contaminação das águas e do solo são problemas que impactam a atualidade, mas cuja origem se dá há algumas décadas, por ocasião da intensificação do processo de industrialização e a utilização irracional dos recursos naturais orientados para atividades agrícolas ...