1- Responda as questões abaixo:
a)Qual o conhecimento possibilita a divisão de classe e o surgimento do capitalismo no século XVIII, em que país aconteceu e porquê?
b)Na grecia antiga o trabalho era visto como algo indigeno. já na idade moderna com o surgimento do capitalismo promoveu perspectivos melhores em relação ao trabalho. de acordo com marx weber, a igreja protestante desempenhou papel fundamental nessa transformação de que maneira?
c) Explique o que é e como se dá a relação do trabalho na terceirização.
d) Quais são os três elementos que Marx identificou no processo de trabalho?
e) Karl Marx observou um fenômeno no capitalismo o que o chamou de mais - valia. Explique o que é mais - valia.
Por favor me ajudem nessas questões elas são pra quinta que vem mas quero deixa - las prontas logo (desculpa não ter colocado todas as questões antes eu tinha me esquecido mas agora todas aí).
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) A explicação sobre as origens do capitalismo remonta uma história de longa duração em que nos deparamos com as mais diversas experiências políticas, sociais e econômicas. Em geral, compreendemos a deflagração desse processo com o renascimento comercial experimentado nos primeiros séculos da Baixa Idade Média. Nesse período, vemos uma transformação no caráter autossuficiente das propriedades feudais na qual as terras começaram a ser arrendadas e a mão de obra começou a ser remunerada com um salário.
Essas primeiras mudanças vieram junto do surgimento de uma classe de comerciantes e artesãos que viviam à margem da unidade feudal habitando uma região externa, chamada de burgo. Foi baseado nesse nome que a classe social anteriormente referida ganhou o nome de burguesia. A burguesia medieval implantou uma nova configuração à economia europeia na qual a busca pelo lucro e a circulação de bens a serem comercializados em diferentes regiões ganharam maior espaço.
B) Na Antiguidade greco-romana, quem trabalhava eram os escravos, prisioneiros de guerras, as mulheres, os plebeus/ os camponeses, pobres em geral. Não eram considerados cidadãos, ou seja , não podiam participar da política, os escravos, é claro, as mulheres, os plebeus e camponeses em geral. Só eram considerados cidadãos, os ricos, os grandes proprietários de terras, quem era do alto clero e quem era do alto escalão do exército. Mesmo os comerciantes ricos , que eram estrangeiros não conseguiam ser cidadãos, porque eram estrangeiros e ninguém lhes vendia terras, enfim, só administrava as cidades -estado e participava da política, quem não trabalhava, porque eles diziam que quem trabalhava, "não tinha tempo de fazer política"
Max Weber escreveu sobre a "Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo", sim a 'quebra" com a igreja católica e a mudança de ponto de vista em relação ao desenvolvimento, ao dinheiro e ao sucesso, vinculado o desenvolvimento do Capitalismo. Os protestantes tiveram uma enorme influência no desenvolvimento do Capitalismo, nesse momento da História. No livro , Weber diz que os católicos, fazias seus votos de pobreza e diziam que quanto mais desapegado da coisas materiais mais fácil seria entrar no Céu. Já o discurso dos protestantes, mudou totalmente e, para eles ,agora, quem tivesse muito dinheiro, muito sucesso, com certeza faria deus feliz e entraria no Céu muito mais fácil!
-O tipo de trabalho do capitalismo , era diferente, porque tinha um contrato, a pessoa era "livre" para procurar outro emprego, e ganhava um salário. Só que, nesse momento da História, os direitos trabalhistas estavam muito aquém de dar dignidade ao trabalhador. E a exploração era grande, e o lucro do patrão também- a mais -valia! O que Marx criticava era o modo de produção capitalista, o qual, explora o operário até o osso, não dá condições dignas de trabalho ,paga mal, lucra muito e ainda deixa esse trabalhador alienado do que ele mesmo produz.
C)É quando uma empresa contrata outra para realizar determinado serviço em vez de contratar os funcionários individualmente
D) 1) a atividade adequada a um fim, ou seja, o próprio trabalho;
2) a matéria sob a qual é aplicado o trabalho, isto é, o objeto de trabalho;
3) os meios com os quais se realiza o trabalho, o instrumental de trabalho.
E) Mais -valia é o "lucro" que fica com o empresário, do tempo a mais que você trabalhou. Mais -valia representa a disparidade entre o salário pago e o valor produzido pelo trabalho. Dessa forma ela pode ser entendida como um trabalho não pago, ou seja , são horas que o trabalhador cumpre / valor que ele gera pelos quais ele não é remunerado.
Explicação: