1. Responda: a) Reconhecem quem é o personagem histórico das imagens? b) Por que há a menção da data 1° de maio e o que é comemorado neste dia? c) No primeiro cartaz está escrito: “As leis sociais com que o atual Governo, por iniciativa própria, tem procurado amparar as classes trabalhadoras, devem constituir motivo de orgulho para os brasileiros”. O que a propaganda do cartaz está defendendo? d) Por que utiliza-se a palavra benemérito para o presidente no texto? e) Qual classe social as pessoas que aparecem no cartaz, logo abaixo da figura do presidente, representam? 2. Durante seu governo, Vargas empreendeu ações que visavam modificar sensivelmente a situação dos trabalhadores daquela época. A principal delas foi o conjunto de Leis Trabalhistas. Das ações relacionadas a seguir identifique quais fazem parte deste conjunto de leis (Verdade) e quais não fazem (Fake News). Lei Trabalhista Verdade Fake News a) Criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho); b) Concepção da Carteira de Trabalho; c) Criação da justiça do trabalho; d) Férias remunerada e) Concepção de salário Mínimo f) Estabelecimento da semana de trabalho de 24 horas; g) Criação do descanso semanal remunerado. Com Base na imagem e nos textos que você já leu nas atividades anteriores responda as questões 3 e 4. 3. Se desde o início de sua trajetória política nacional Getúlio Vargas foi considerado um líder, foi durante o Estado Novo que se construiu e fixou sua imagem popular e mesmo carismática. Com base no significado de trabalhismo e populismo termos muito utilizados neste período, escreva com suas palavras um parágrafo ou texto sobre a relação do presidente com os trabalhadores por meio das leis trabalhistas, destacando os principais interesses do presidente em conceder esses benefícios aos trabalhadores. 4. Normalmente quando se houve falar do presidente Getúlio Vargas (1883-1954), se associa a ele a criação do salário mínimo, da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, da Companhia Vale do Rio Doce e da Companhia Siderúrgica Nacional. No entanto, nenhuma ideia está mais viva no imaginário social do que esta: Getúlio Vargas “pai” dos pobres. Faça um comentário sobre o que você entende sobre esse dizer. 5. A Carta de 1934 deu poderes ainda maiores ao poder executivo, adotou medidas democráticas e criou as bases da legislação trabalhista. Além disso, quais foram as duas outras medidas tomadas por Getúlio Vargas com apoio do congresso, que fez com que ele garantisse mais um mandato?
Soluções para a tarefa
1 - a) Getúlio Vargas.
b) Dia do trabalhador, tendo em vista que Getúlio Vargas era conhecido como o pai dos trabalhadores tendo em vista os direitos sociais que ele deu aos trabalhadores.
c) Está defendendo os trabalhadores e os direitos deles concernentes as diversa práticas.
d) Tendo em vista a importância do presente e do local de poder em que ele estava.
e) As classes mais baixas e os mais pobres.
2.a) verdadeiro b) verdadeiro c) verdadeiro d) fake e) verdadeiro f) fake g) fake .
3.Com o Estado Novo, entrou em funcionamento a máquina de propaganda do DIP, que buscou conquistar para o regime e para o presidente a adesão e o apoio da classe trabalhadora. A democracia social, a valorização do trabalho e do trabalhador estariam existindo graças à figura do presidente. Foi com essa associação entre a obra e o líder que se criou a mitologia getulista, expressa na imagem do "pai dos pobres".
A ideologia política centrada na figura do presidente, em sua obra social e em sua relação direta e pessoal com os trabalhadores foi sendo construída dentro do Ministério do Trabalho principalmente depois de 1942. Foi fundamental nesse processo o papel do ministro do Trabalho Alexandre Marcondes Filho, que dirigiu a montagem do sindicalismo corporativista, articulou a invenção da ideologia trabalhista e se envolveu na criação do Partido Trabalhista Brasileiro.
Após a queda de Vargas e o fim do Estado Novo, o PTB iria atuar dentro das regras do jogo político liberal-democrático como herdeiro do legado varguista.
4.
o chamam assim pela sua contribuiçao e ajuda de uma vida melhor e digna aos pobres.
Vargas ficou conhecido como o "pai dos pobres" pois em seu governo muitas das mais importantes conquistas sociais da população mais pobre, como a Previdência Social, a Carteira de Trabalho, o salário mínimo e a carga horária máxima, foram alcançadas .
5.
E durante seus dois mandatos, ou primeira acontecendo entre os anos de 1930/1945, e o segundo que revogou de 1951 a 1954 ele ficou conhecido pela fase de ditadura impostas entre os anos de 1937 é 1945, fase chamada de estado novo e também pela sua preocupação com a classe trabalhista.