1) Resolva as seguintes equações exponenciais a) 5 x + 3 = 125 b) 5 2t = 25 c) 9 x + 15 = 27 d) 2 2m–8 = 32 e) 4 y + 2 = 1/8
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Equações exponenciais:
❑ Em equações exponenciais temos uma igualdade entre potências e a incógnita se encontra no expoente. O objetivo dessas equações é igualar as bases para que possamos trabalhar apenas com o expoente. Vamos lá.
Resolução:
❑ a)
↓
❑ b)
↓
❑ c)
↓
❑ d)
↓
❑ e)
↓
_______________
Vou comentar algumas propriedades que usei para chegar ao resultado:
- Perceba que o outro lado da igualdade sempre terá uma potência de base igual a base da potência do 1° membro, basta enxergarmos essas potências e depois de igualar podemos cancelar as bases.
- Observe também que assim que conseguimos igualar as base dos dois lados da equação e depois cancela-las sempre iremos obter uma equação mais simples, do 1° ou 2° grau por exemplo.
- Nas alternativas c) e e) no 1° membro da equação tive de usar distributiva (chuveirinho) para chegar a um expoente só.
- Na ultima alternativa (e)), no 2° membro da equação temos uma fração. Existe uma propriedade nas potências que diz que podemos invertar a fração e inverter o sinal do expoente. No caso era (1/8)¹ eu inverti e ficou (8/1)⁻¹.
_______________
Esta resposta também pode ajudar ;)
⇒ Equação/Função exponencial: https://brainly.com.br/tarefa/19976713
===============================
Espero ter ajudado, bons estudos
Matheus :D
Anexos:
Perguntas interessantes