1-relembre: a sinestesia explora sensações dos sentidos humanos (olfato,visão, paladar,tato,audição)
• como essa figura de linguagem é usada no texto para expressar o que a personagem sente em relação aos dois espaços: a feira em que vivia e a casa da avó?
2- relembre: a anáfora é a repetição intencional de uma mesma palavra ou expressão em iniciais de frases ou versos,para sugerir efeitos de sentido.
a) em que trecho a narradora usa a anáfora para expressar sua baixa expectativa em relação ao encontro com avó?
b) e em qual passagem ela utiliza a anáfora para explicar sua insatisfação em relação ao que estão decidindo por ela?
3-na narrativa bíblica,o filho prodígio,depois de conhecer o mundo,volta arrependido para casa do pai. que que ironia há na expressão "regresso da neta pródiga"?
4- que sentimentos a alusão a canção "Filho adotivo" agrega ao desejo de branca retornar à feira?
5- o estatuto da criança e do adolescente (ECA),para efeitos de direitos de deveres,considera crianças e pessoa até doze anos de idade incompletos e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade, e determina que o consentimento do adolescente é obrigatório para os casos de adoção ou para colocá-lo em uma família substituta.
• O que você pensa sobre isso? por quê?
Soluções para a tarefa
1)
As descrições sobre os dois cenários promovem o contraste entre rica feira, repleta de diferentes cheiros, e o cheiro de naftalina e poeira, que remete a avó da personagem principal.
2)
A narradora usa a expressão ''não esperava'' repetidas vezes para ilustrar que não tinha grandes expectativas em relação ao tratamento que receberia da avó.
b)
Na passagem em que diz ''eu não preciso'' repetidas vezes.
3.
A de que na verdade tampouco a neta estava voltando, pois nunca conhecera a avó, e também não havia decidido nada por conta própria.
4.
Sentimentos de pertencimento e falta.
5.
É importante levar em conta a opinião da criança, bem como os sentimentos que ela demonstra em relação à família que possivelmente a adotará.
Espero ter ajudado, bons estudos.