Saúde, perguntado por heyuniterr, 8 meses atrás

1. releia o texto doenças negligenciadas.as grandes empresas produtoras de medicamentos investem quase todo o dinheiro de pesquisa na busca de medicamentos para doenças que afetam parte relativamente pequena da população enquanto doenças como dengue,malária e tuberculose que afetam muito mais gente praticamente não recebem bem sua atenção.

a)na sua opinião por que isso acontece?

b)você acha isso certo?

c)qual deveria ser o papel dos órgãos públicos de pesquisa (por exemplo universidades) nesse assunto?

2. No texto, a equipe do Ministério da Saúde afirma que as doenças negligenciadas “prevalecem em
condições de pobreza” e que contribuem para a “manutenção do quadro de desigualdade”. Explique cada
uma dessas afirmações.

VALENDO 50 PONTOS ME AJUDEM PFVR

Soluções para a tarefa

Respondido por igrgomesoli
29

Resposta:

a)-

acho correto até uma certa parte, pois precisamos evoluir na ciência, mas por outro lado temos que evoluir de forma conjunta

b)-

sim, explicação resposta acima

2)-

infelizmente não achei uma resposta adequada nessa ultima

Respondido por lauraaxda
3

Sobre as doenças negligenciadas, suas relações com a indústria farmacêutica e o impacto sobre a saúde pública, as respostas corretas são:

Questão 1

A) As doenças negligenciadas frequentemente afetam somente populações pobres, com acesso limitado aos serviços de saúde, com baixa renda. Uma vez que essas pessoas dependem quase que exclusivamente do serviço público para o cuidado em saúde e não têm poder de compra para medicamentos ou tratamentos, não há estímulo financeiro para que a iniciativa privada pesquise e desenvolva tratamentos para essas doenças, que passam a ser, portanto, negligenciadas.

B) É uma resposta pessoal, contudo, tratar a saúde exclusivamente como um bem comercial trás inúmeros malefícios para a vida dos indivíduos mais pobres e também para a saúde pública, como um todo.

C) O papel dos órgãos públicos de pesquisa, como as universidades, é justamente dedicar tempo, recursos e estudos para essas doenças, uma vez que essas instituições não são necessariamente motivadas pela lucratividade dos serviços prestados.

Questão 2

As doenças negligenciadas comumente afetam populações mais pobres, que não tem poder aquisitivo suficiente para motivar os investimentos da iniciativa privada em pesquisas e produção de medicamentos, por exemplo.

Sendo assim, esse quadro favorece a manutenção da desigualdade no acesso a saúde, pois os recursos de pesquisa são destinados para poucas doenças que possuem tratamento caros,  enquanto várias outras ficam desassistidas, mesmo quando possuem tratamentos simples ou relativamente baratos.

Vamos entender mais sobre isso!

Equidade no acesso a saúde

A equidade no acesso a saúde pode ser definida como a necessidade de reconhecer que todas as pessoas precisam de atenção em saúde, mas não necessariamente dos mesmos atendimentos.

O acesso universal e o direito à saúde norteiam o Sistema Único de Saúde brasileiro, que deve atuar ativamente para diminuir a desigualdade do acesso à saúde.

Veja mais sobre saúde coletiva aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/52103052

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes