1 - Relacione as Grandes Navegações, dos séculos XV e XVI, com o tráfico de escravos transatlântico, explicando como se realizava esta rede de comércio triangular, entre Europa, África e América.
2 - Em 1492, Cristovão Colombo, chega a América a serviço dos reis de Espanha. Em relação a este fato histórico, quais os interesses dos espanhóis nos empreendimentos das grandes navegações realizados pela monarquia espanhola?
3 - Ao conquistar o continente americano, os espanhóis logo iniciaram um projeto mercantilista de colonização:
- Descreva as atividades econômicas que este projeto mercantilista desenvolveu na América espanhola e identifique seus objetivos.
Soluções para a tarefa
Resposta 2: Essa expedição não foi idealizada com a proposta de chegar-se a terras desconhecidas, mas sim ao continente asiático.
A chegada dos espanhóis à América deu início ao processo de colonização do continente americano e também à disputa por terras com os portugueses.
Explicação: Apesar das evidências, Colombo nunca acreditou que tinha chegado a um novo continente. Apesar do feito, os espanhóis não foram os primeiros europeus a chegaram à América, pois os vikings tinham feito isso no século X.
Resposta 3: Com a efetivação do projeto de dominação colonial espanhol, os novos conquistadores da América iniciaram a implantação de um complexo sistema de controle sob as regiões dominadas. Valendo-se da justificativa religiosa e do grande interesse comercial da Coroa, a Espanha apresentou hábitos, instituições e homens que garantiram o funcionamento da lógica de exploração hispânica. Montaram um complexo sistema administrativo responsável por gerir os interesses da Coroa espanhola em terras americanas. Todo esse esforço deu-se em um curto período de tempo. Isso porque a ganância pelos metais preciosos motivava os espanhóis.