Sociologia, perguntado por kehlani21030, 8 meses atrás

1) relacione a história ferroviária do Estado de são paulo com o seu desenvolvimento econômico
2) quem foi Visconde Mauá?
3) relacione a história da vida de paranapiacaba com a história ferroviária do Estado de são paulo
4)quais foram os benefícios das estradas de ferro para o escoamento da produção do café paulista?
5) relacione a história ferroviária do estado de são paulo com os fluxos de imigrantes que chegaram ao brasil.
ME AJUDEEEEE

Soluções para a tarefa

Respondido por lucasplazacaca
2

Resposta:

Estradas de Ferro: símbolo do progresso no século XIX

1) Relacione a história ferroviária do Estado de São Paulo com o seu desenvolvimento econômico.

R: no século 19, o café era usado como moeda da vez  

na época e cultivado em fazendas no interior do Estado,

e o escoamento da mercadoria naquela época era precário, o café era transportado por meio de tração animal, o que fazia com que o transporte fosse lento, e com que parte da mercadoria fosse perdida no caminho, e a partir da construção da ferrovia Santos-Jundiaí, esse processo de escoamento foi acelerado, e o desenvolvimento chegou para o estado de São Paulo, a Santos-Jundiaí também transportou cerca de 4 milhões de imigrantes, que vieram da Europa, subiram a Serra, e ajudaram a desenvolver a cidade de São Paulo, entre o séc. XIX e XX, então pode se dizer que o desenvolvimento de São Paulo foi graças a essa ferrovia.

2) Quem foi Visconde de Mauá?

R: Irineu Evangelista de Sousa, foi um comerciante, armador, industrial e banqueiro brasileiro, foi pioneiro em várias áreas da economia do Brasil. Em 1859, convenceu o governo Imperial a construir a primeira estrada de ferro no Estado de São Paulo, mas pra tirar o projeto do papel, a ferrovia deveria vencer a serra do mar, que divide a baixada santista, e municípios do planalto, então o Visconde de Mauá foi atrás de um dos maiores especialistas em ferrovias da época, o engenheiro ferroviário britânico, James Brunlees, que veio ao Brasil, aceitou ajudar, chamou outros engenheiros que também trabalhavam nesse tipo de serviço.

3) Relacione a história da vida de Paranapiacaba com a história ferroviária do Estado de São Paulo.

R: Em 1874, foi inaugurada a Estação do Alto da Serra, que, mais tarde, seria denominada Paranapiacaba. A estação estava localizada na então freguesia de São Bernardo.

No ano de 1898, foi erguida uma nova estação com madeira, ferro e telhas francesas trazidos da Inglaterra. Esta estação tinha, como característica principal, o grande relógio fabricado pela Johnny Walker Benson, de Londres, que se destacava no meio da neblina muito comum naquela região.

Com o aumento do volume e peso da carga transportada, foi iniciada em 1896 a duplicação da linha férrea, paralela à primeira, a fim de atender à crescente demanda. Essa nova linha, também denominada de Serra Nova, era formada por 5 planos inclinados e 5 patamares, criando um novo sistema funicular. Os assim chamados novos planos inclinados atravessavam 11 túneis em plena rocha, enfrentando o desnível de 796 metros que se iniciava no sopé da serra, em Piaçaguera, no município de Cubatão. O traçado da ferrovia foi retificado e suavizado e ampliaram-se os edifícios operacionais. A inauguração deu-se em 28 de dezembro de 1901.

A primeira estação foi desativada e reutilizada, posteriormente, como cooperativa dos planos inclinados. A 15 de julho de 1945, a "Estação do Alto da Serra" passa a se denominar "Estação de Paranapiacaba". A 13 de outubro de 1946, a São Paulo Railway foi encampada pela União, criando-se a "Estrada de Ferro Santos-Jundiaí". Somente em 1950 a rede passa a unir-se à Rede Ferroviária Fereral.

4) Quais foram os benefícios da utilização das estradas de ferro para o escoamento da produção do café paulista?

R: diminuiu o tempo de transporte entre os locais de produção e os portos de onde a mercadoria era exportada.

5) Relacione a história ferroviária do Estado de São Paulo com os fluxos de imigrantes que chegaram ao Brasil.  

R: milhões de imigrantes vieram ao Brasil e utilizaram da ferroviária do Estado de São Paulo para ajudar a desenvolver a cidade de São Paulo.

Explicação: pai dela nos estudo

Perguntas interessantes